1
resposta

Duvida com o THIS no getter e setter

Eu ainda não entendi direito o THIS.

Vamos lá, entendi que o getter e o setter servem para executar alguma ação com meus atributos, correto? Como se fossem uma função, ou melhor um método. Isso procede?

Eu declaro uma classe, que contem meus atribuídos e dentro dela construo meus getters e setter da seguinte forma:

public void setTitular(String titular){ this.titular = titular; }

public String getTitular(){
    return titular;
}

Questiono, sempre irá seguir este padrão?

outra duvida é em relação a expressão: this.titular = titular O this.titular refere-se ao getTitular? E o titular que tem depois do sinal de = refere-se ao atributo?

Isso está muito confuso para mim.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

1 resposta

Olá,

Bom, primeiramente, getter e setter foi um padrão de nomenclatura definido para auxiliar no encapsulamento de atributos, disponibilizando uma forma de definir valores em seus atributos e regata-los de forma segura e aplicando qualquer regra de negócio que seja necessário. Eles são uma função/método comum, apenas possue um padrão de nomenclatura e funcionamento em geral.

Basicamente o padrão será sempre esse, mas nada impede de ser diferente. Os seus getters e setters podem e devem aplicar suas regras de negócios necessárias. Ex: Um método getNome() retorna o primeiro nome concatenado com o sobrenome. Um método setSaldo() de uma classe de Conta pode verificar se a conta está ativa e caso esteja, definir o saldo.

O this.titulos refere-se ao atribudo titular da instância da classe, enquanto o titurar refere-se ao argumento parrado ao chamado o setTitular().

Espero te ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software