Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

dúvida com o potencial do machine learning.

Ólá , MEu nome éTiago, e cmo profissão atual sou advogado a 9anos, vendo os programas de software voltados a advogados percebi que eles não usam machine learning, pelo menos nao aqui no brasil, eu tenho um projeto e busco pessoas interessadas em desenvolvimento de software, mas a dúvida é a seguinte, com uma boa base de dados inserida na máquina eu conseguiria fazer ela dar uma resposta a um problema real na esfera juridica, como por exemplo fazer ela esccrever um pedido de restituição de cobrança indevida? a pergunta mesmo é machine learning se aproxima quanto de uma IA, ela seria capaz de resolver um problema de lógica já que a justiça no brasil como ciência se baseia na lógica?

3 respostas
solução!

Olá, Tiago! Tudo bem? Espero que sim.

No seu campo de estudo, a IBM possui um software chamado IBM Watson que é uma plataforma de serviços cognitivos que já foi utilizada em trabalhos de advocacia, inclusive aqui no Brasil, vale a pena pesquisar sobre.

E sobre a resolução de problemas na esfera jurídica, desde que o parecer de cada situação seja puramente lógico e os dados sigam os mesmos critérios, é possível sim treinar uma máquina para classificar o resultado de cada situação. E se os problemas forem relacionados a determinar valores, também é possível observar restituições anteriores e caracterizar como um problema de regressão. Mas ainda sim, vários desses problemas também dependem da decisão do judiciário e são influenciados por fatores externos, então quanto mais complexo o caso, mais complicada será a adição. Talvez o maior problema seja organizar uma base que consiga reunir todas as informações necessárias para julgar uma situação e obter isso para muitos casos.

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

cara vc me levou aos céus com sua respostas eusinceramente não baixei ele mas eu entrei na aba de treinamentos e isso esta expandindo minha visão, muito obrigado mesmo, eu sei que hoje em dia as machine leanings são usadas por advogados nos eua, e esta causando repercussão pois analisa o perfil da decizões dos juizes e oferce ao advogado as melhores estratégias baseada em dados públicos, as ferramentas juridicas de software que temos no brasil são meros progamas de agendas e alguns serviços a mais como emissão de notas fiscais, mas é disso ai que eu estou falando de uma ferramenta que de insgths, que pensa rápido com técnica forense aplicada no âmbito virtual, obrigado por expandir meus horizontes com sua resposta que foi muito acertiva, é nesse nivel de programação que quero chegar um dia.

desculpe os erros de português mas é que estou com pressa de fazer os treinamentos gratuitos sobre isso que a IBM oferece