Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

dúvida com o potencial do machine learning.

Ólá , MEu nome éTiago, e cmo profissão atual sou advogado a 9anos, vendo os programas de software voltados a advogados percebi que eles não usam machine learning, pelo menos nao aqui no brasil, eu tenho um projeto e busco pessoas interessadas em desenvolvimento de software, mas a dúvida é a seguinte, com uma boa base de dados inserida na máquina eu conseguiria fazer ela dar uma resposta a um problema real na esfera juridica, como por exemplo fazer ela esccrever um pedido de restituição de cobrança indevida? a pergunta mesmo é machine learning se aproxima quanto de uma IA, ela seria capaz de resolver um problema de lógica já que a justiça no brasil como ciência se baseia na lógica?

3 respostas
solução!

Olá, Tiago! Tudo bem? Espero que sim.

No seu campo de estudo, a IBM possui um software chamado IBM Watson que é uma plataforma de serviços cognitivos que já foi utilizada em trabalhos de advocacia, inclusive aqui no Brasil, vale a pena pesquisar sobre.

E sobre a resolução de problemas na esfera jurídica, desde que o parecer de cada situação seja puramente lógico e os dados sigam os mesmos critérios, é possível sim treinar uma máquina para classificar o resultado de cada situação. E se os problemas forem relacionados a determinar valores, também é possível observar restituições anteriores e caracterizar como um problema de regressão. Mas ainda sim, vários desses problemas também dependem da decisão do judiciário e são influenciados por fatores externos, então quanto mais complexo o caso, mais complicada será a adição. Talvez o maior problema seja organizar uma base que consiga reunir todas as informações necessárias para julgar uma situação e obter isso para muitos casos.

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!