Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida com o Path

Estou com uma dúvida na hora de alterar a variável do sistema, vc falram para não criar uma nova e sim alterar uma que já exista, mas qual eu posso alterar? Estou com medo de alterar alguma importante.

6 respostas
solução!

Oi Gustavo, é o seguinte no Windows a variável PATH já existe, portanto você não precisa criá-la, clique com o botão direito em Meu Computador -> Propriedades.

Na janela que abriu -> Vá em Configurações Avançadas do Sistema.

Na aba avançado na parte inferior tem um botão chamado: Variáveis de Ambiente, clique nele.

Na janela que abriu temos em cima variáveis de usuário e na parte de baixo variáveis do sistema. Pois bem observe que você vai alterar a de SISTEMA, a de baixo, seleciona ela e clica em editar.

Leva o cursor lá pro final e adiciona ao fim da linha: %JAVA_HOME%\bin

Após a instalação no seu Windows teste seu java com os comandos (no CMD )

java -version

javac -version

Espero ter te ajudado.

Olá Gustavo, é justamente a variável PATH, você não irá criar uma nova variável PATH e sim editar a já existente. Quando você encontrar ela em variáveis de ambiente provavelmente ela está preenchida com diversos endereços de pastas do seu computador, então você irá adicionar mais um. Se você criar uma nova PATH você estará sobrepondo a atual.

Segui essa instruções e mudei a váriavel do sitema, coloquei ponto e vírgula e adicionei a %JAVA_HOME%\bin, mas acho que fiz algo de errado pq quando digito javac -version, aparece que não é um comando válido

E quando eu tendo clicar novamente em configurações avançadas do sistema aparece: O windows não pode encontrar c:\WINDOWS;%JAVA_HOME%\bin\system32\systempropertiesadavanced.exe

Oi Gustavo vamos por partes primeiro me diga qual é o seu sistema operacional porque assim posso até te ajudar com imagens da tela, de como configurar as variáveis corretamente. Você tá executando esse comando no CMD:

c:\WINDOWS;%JAVA_HOME%\bin\system32\systempropertiesadavanced.exe

Que comando é esse ???

Os comandos são

java -version
javac -version

Uma outra coisa importante é:

Você já tinha criado a variável JAVA_HOME certo?

Já consegui resolver esse problema, tinha interpretado errado, fiz outra pergunta no fórum: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-nao-consigo-acessar-as-configuracoes-avancadas-do-sistema-37145 Muito obrigado pela ajuda, e por ter esclarecido minha dúvida!