Tentei adicionar um id ao input e utilizar o document.getElementById. Com isso, o desenho sempre sai na cor preta, não importa a cor que eu escolha. Entendi a explicação do professor, mas gostaria de entender o pq de não funcionar desta forma. Segue o trecho do código que mencionei, com comentários:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
Escolha uma cor <input type="color" id="color">
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
var input = document.getElementById("color"); //criei a var input, depois de adicionar o id "color" no input do mundo HTML
var cor = input.value; //var cor recebe valor da var input
pincel.fillStyle = "grey";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cor; //pincel.fillStyle recebe a var cor, mas só desenha na cor preta
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + "," + y);
}
Código completo, sem os comentários:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
Escolha uma cor <input type="color" id="color">
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
var input = document.getElementById("color");
var cor = input.value;
pincel.fillStyle = "grey";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + "," + y);
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>