Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida com método return????

quando eu uso o return ele não retorna o valor multiplicado somente 1700.0 veja no codigo:

class Funcionario{ double salario; String nome; String rg; void aumento(double valor){ this.salario += valor; }

double calculaGanhoAnual(){ return this.salario * 12; } }

class Empresa{

public static void main(String[] args){ Funcionario jose = new Funcionario(); jose.salario = 1200.0; jose.nome = "Jose alecar pereira"; jose.rg = "123.123.123.12"; jose.aumento(500.0); jose.calculaGanhoAnual(); System.out.println(jose.salario); } }

Porem quando eu mando ele somente mostar o resultado da variavel adicionada dentro do método ele me devolve o valor completo veja abaixo:

class Funcionario{ double salario; String nome; String rg; void aumento(double valor){ this.salario += valor; }

void calc(){ double result = this.salario * 12; System.out.println(result); } }

class Empresa{

public static void main(String[] args){ Funcionario jose = new Funcionario(); jose.salario = 1200.0; jose.nome = "Jose alecar pereira"; jose.rg = "123.123.123.12"; jose.aumento(500.0); jose.calc(); System.out.println(jose.salario); } }

Por favor me ajude professor, porque eu não entendir ????

2 respostas
solução!

Bom dia! Guilherme

class Funcionario{ 
double salario; 
String nome; 
String rg; 

void aumento(double valor){ this.salario += valor; } // aqui ele pegou o valor(500) e somou ao salario(1200)

double calculaGanhoAnual(){ return this.salario * 12; } }

essas informações foram passadas por voce no parametro do método na classe Empresa o retorno serve para retorna uma informação que voce precise. use System.out.println(jose.calculaGanhoAnual()); tente novamente. Pelo que eu vi voce deu um System.out.println(jose.salario) realmente aqui ele so vai retorna 1700.

/ To change this license header, choose License Headers in Project Properties. To change this template file, choose Tools | Templates and open the template in the editor. */ package cursoalura;

/* @author daniel / public class Funcionario { String nome; String departamento; double salario; String dataEntrada; String rg;

void recebeAumento(double valorAumento) { this.salario += valorAumento; }

double calculaGanhoAnual() { return this.salario * 12; }

public static void main(String[] args) {

Funcionario Daniel = new Funcionario(); Daniel.nome = "Daniel Fortunato"; Daniel.rg = "3.327.541"; Daniel.departamento = "TI"; Daniel.dataEntrada = "008/05/2009"; Daniel.salario = 8000;

System.out.println(Daniel.nome); System.out.println(Daniel.salario);

Daniel.recebeAumento(1500); System.out.println(Daniel.salario); System.out.println(Daniel.calculaGanhoAnual());

}

}