Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida com google cloud

Estou desenvolvendo um código em Python, com a finalidade de listar os arquivos mais antigos do google drive e apaga-los, porém ao executar meu código diz que a conta de serviço criada, não tem permissão para deletar, já dei permissão de "proprietário" na conta de serviço pelo google cloud e também no google drive compartilhei a pasta com o email da conta de serviço como "editor", alguém sabe mais alguma coisa que posso fazer?

Ele consegue ler e listar os arquivos, falta apenas a permissão de deletar

2 respostas

Oii, Rafael! Tudo bem?

Isso pode ocorrer devido a algumas configurações que podem não terem sido feitas.

Como sugestão, primeiro, verifique as permissões no Google Cloud IAM. Para isso, acesse o Google Cloud Console e navegue até a seção "IAM & Admin" > "IAM". Lá, encontre a conta de serviço que está sendo utilizada e veja se ela possui a função de "Editor" ou "Proprietário".

Em seguida, verifique as permissões no Google Drive API. No Google Cloud Console, vá para "APIs & Services" > "Library" e certifique-se de que a Google Drive API está ativada. Depois, acesse "APIs & Services" > "Credentials" para garantir que a conta de serviço esteja configurada corretamente e com todas as permissões necessárias.

O próximo passo envolve o compartilhamento da pasta no Google Drive. Navegue até a pasta que você deseja manipular e clique com o botão direito sobre ela, selecionando "Compartilhar". Verifique se o e-mail da conta de serviço está listado com a permissão de "Editor".

E garanta que o código Python está utilizando a conta de serviço corretamente para deletar os arquivos.

Reuni alguns links que podem te ajudar nessa investigação:

Espero que as sugestões de te ajude. Desejo bons estudos, Rafael!

solução!

Obrigado pela ajuda Nathalia! Infelizmente segui os passos, mas não deu certo usando a conta de serviço, refiz meu código usando o método OAuth 2.0 de autenticação, com o OAuth 2.0, consegui executar meu código com as permissões necessárias, recomendo o OAuth 2.0 para uso em autenticações usando a API do Google Drive