3
respostas

Dúvida com DER - Entidade associativa, autorelacionamento, num exemplo prático

Eu estava criando um modelo conceitual usando um exemplo que eu mesma projetei, mas acabei me confundindo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeNesse exemplo, eu cheguei nesse modelo aqui: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Mas estou confusa sobre a Negociação. Eu entendo que o comprador compra um carro e o vendedor vende um carro, um por vez rs Mas um comprador pode negociar com vários vendedores e um vendedor pode negociar com vários compradores, então entendi que era uma relação N,N mas o carro precisa ser o objeto da negociação e não como representá-lo. Também me soa estranho o fato de ter uma relação de compra, venda e outra de negociação pois elas parecem quase a mesma coisa...

Além disso, se eu tiver entendi mal algum conceito, estou super aberta a sugestões de melhoria do meu modelo porque quero usá-lo como exemplo de um artigo no Medium.

3 respostas

Gabrielli,

E eu pergunto um vendedor pode um dia ser um comprador ou vice-versa?

Se a resposta for "SIM", então você terá O MESMO CADASTRO tanto na tabela de comprador como na tabela de vendedor, mas com chaves primárias diferentes? Estranho isso, pois quando a pessoa mudar de endereço será preciso atualizar as duas tabelas???

Isso me soa como um palavrão na modelagem de dados chamado de "REDUNDÂNCIA". Arghhh... JAMAIS repita essa palavra, por favor! KKKKK!!!

O detalhe é o seguinte, tanto o vendedor como o comprador são ou Pessoas ou Empresas.

Então, neste caso, você pode usar um AUTO-RELACIONAMENTO, alguns inventores de palavras aberrações novas, como exemplo: "codar" e não "programar", chama-o de "RELACIONAMENTO REFLEXIVO".

Abaixo colocarei alguns links para você se divertir:

===============================================================

DB2 - Banco de dados - Auto-Relacionamentos - www.cadcobol.com.br

Este tipo de relacionamento ocorre toda a vez que temos uma ocorrência de uma entidade que está associada a um ou mais ocorrências da mesma entidade. Ou seja, temos uma entidade onde suas ocorrências possuem relacionamentos entre si.

Entidade Pessoa

http://www.cadcobol.com.br/db2_novo_auto_relacionamento.htm

===============================================================

Relacionamento reflexivo na modelagem de banco de dados

Beatriz Magalhães - 04/04/2022

Colaborador Gerente

https://www.alura.com.br/artigos/relacionamento-reflexivo-modelagem-banco-de-dados

===============================================================

O Que É Autorrelacionamento? (com exemplos)

Por Pedro Santos - 27 de dezembro de 2020

AUTO-RELACIONAMENTO

Este tipo de relacionamento ocorre toda a vez que temos uma ocorrência de uma entidade que está associada a um ou mais ocorrências da mesma entidade. Ou seja, temos uma entidade onde suas ocorrências possuem relacionamentos entre si.

Funcionário gerencia funcionário

https://cadernodeprova.com.br/autorrelacionamento/

===============================================================

Bom, eu já fui operador de microcomputador, programador, analista de suporte, analista programador e a última foi programador de "back-end", mas JAMAIS serei um "CODADOR"! É muita baixaria! KKKKK!!!

[]'s,

Fabio I.

Obrigada pela resposta :) Mas não sei se entendi totalmente.. Eu entendi que da forma como eu fiz a negociação não existiria e que eu poderia manter minha estrutura como está, porém, numa regra de negócio onde um vendedor pode se tornar um comprador e vice versa existe um auto relacionamento. O que deixaria minha estrutura assim?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se estiver correto, eu ainda continuo com dúvida, porque o carro ainda é uma entidade fraca que depende da negociação, ele se relacionaria com a negociação? E os atributos do comprador e vendedor, estariam aonde? Ou a negociação é um auto relacionamento com uma entidade associativa?

Eu pensei numa outra forma, uma em que eu crio um objeto que é fruto da negociação e o carro para a ser uma entidade forte que identifica os carros. Aí eu tiro a centralidade do cliente e coloco no produto ofertado. Então, mesmo que uma mesma pessoa compre e venda, ela será identificada na entidade cliente e o produto que ela está comprando ou vendendo, que é o carro, será outra entidade:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeNesse caso, não há entidade fraca e todas as relações são 1,n, certo?