2
respostas

Duvida com criação dockerfile

Pessoal, estou tentando criar uma imagem com a página barbearia alura, quando eu faço o build dá um erro, pode me auxiliar melhor na construção do dockerfile

FROM ubuntu:18.04
LABEL description="Divino Neto"
COPY /home/oem/Docker/pagina_barbearia /var/www
WORKDIR /var/www
EXPOSE 5443
2 respostas

Oi NETO

Que erro você está tendo, está dando algum erro na hora de gerar a imagem? O diretório "/home/oem/Docker/pagina_barbearia" é onde estão os arquivos da sua aplicação realmente?

No dockerfile que você enviou:

FROM ubuntu:18.04 => será criado com base na imagem ubuntu versão 18.04
LABEL description="Divino Neto" => será colocado uma label description
COPY /home/oem/Docker/pagina_barbearia /var/www => irá copiar os arquivos da pasta "/home/oem/Docker/pagina_barbearia" da sua máquina para a pasta "/var/www" da imagem Ubuntu
WORKDIR /var/www => diz ao docker qual será o diretório que deverá ser usado (diretório da imagem Ubuntu lá do FROM)
EXPOSE 5443 (expoe a porta 5443 do seu container)

Neto,

Faltam alguns comandos no seu dockerfile, pelo que eu entendi você quer expor uma página web, porém no seu dockerfile não tem o comando para instalação do servidor web (apache2). Sendo assim a pasta /var/www não existe na imagem do ubuntu, quem cria é o servidor web.

Segue abaixo um dockerfile que deve funcionar:

FROM ubuntu:18.04
LABEL description="Divino Neto"
RUN apt update && apt install apache2 -y
COPY /home/oem/Docker/pagina_barbearia /var/www/html/
WORKDIR /var/www/html/
EXPOSE 5443
CMD apachectl -D FOREGROUND

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software