5
respostas

Duvida com class.

Pessoal, sou iniciante e estou com uma dúvida, já fiz a mesma pergunta em outro fórum, mas imagino que criar um seria melhor. Estou usando o netbeans e antes de começar, sempre inicio o programa com uma classe principal, mas se eu programo algo que tenha mais de uma classe, o programa sempre diz que não conseguiu encontrar o método main. Fiz como o professor tinha feito no vídeo, fui copiando o que ele dizia, e o método main foi declarado na classe pessoa, porém a classe principal era a class Conta. onde eu estou errado?

5 respostas

Somente uma classe (a principal) pode ter o método main. É a classe que dará o "boot" no seu programa.

As demais classes não podem ter o método main. Elas serão usadas a partir do programa principal ou a partir de outras classes.

Você compila o programa principal e as classes que serão usadas por ele serão compiladas automaticamente.

Depois você executa (chama) o programa principal e as demais classes serão chamadas à medida que forem necessárias.

Então, sempre execute (rode o programa) a partir da classe que tem o método main.

Obrigado pela resposta Gabriel, eu tinha feito dessa maneira, (com certeza fiz algo errado), mas mesmo assim, só declarei uma classe com o método main,

Assim que eu chegar em casa, vou refazer todo o código, copiando o vídeo novamente e prestando atenção no que você me disse.

Muito Obrigado.

Se não der certo, por favor, poste o código aqui. Fica mais fácil para localizar o erro.

Exemplo de uma classe principal.

public class TestaCliente {
    public static void main(String[] args) 
        Cliente cliente = new Cliente();
        System.out.println(cliente);
    }
}

Exemplo da classe auxiliar:

public class Cliente {
    private String nome;
    private int codigo;
}

A classe TestaCliente é a classe que dá o "boot" na aplicação. Mas, usa a classe Cliente (que não tem o código main) como auxiliar na realização da tarefa.

Olá Gabriel, bom dia.

Muitíssimo obrigado pela ajuda, eu refiz de uma maneira bem simples e código, declarando no inicio do projeto a classe Programa como principal e prestando atenção ao que você disse, e funcionou perfeitamente.

Segue abaixo o código, funcionando corretamente.

Muito obrigado pela ajuda.

package programa;

class Conta {
    double salario;
    String nome;

}
public class Programa {

public static void main (String [] args){
        Conta pedro = new Conta();
        pedro.nome = "Pedro";
        pedro.salario = 1500.0;

System.out.println(pedro.nome);
        System.out.println(pedro.salario);
    }
}

Parabéns, pelo esforço. O caminho é este mesmo.