Boa noite galera,
Fiquei com apenas uma duvida, não entendi muito bem porque a classe tem que ser adicionada diretamente na tag html.. não sei nem o que perguntar rsrs.. talvez no header? Sinceramente não entendi.
Obrigado. Abraços.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite galera,
Fiquei com apenas uma duvida, não entendi muito bem porque a classe tem que ser adicionada diretamente na tag html.. não sei nem o que perguntar rsrs.. talvez no header? Sinceramente não entendi.
Obrigado. Abraços.
Não entendi muito bem a dúvida Anderson, mas vou tentar ajudar.
Se você é um programador backend, tente imaginar a classe, como uma característica da tag. (uma tag pode ter 0 ou muitas classes).
Sua função na maioria dos casos é fornecer uma referência para aplicar um estilo naquela tag. Também pode ser usada para acesso e manipulação do DOM via Javascript.
Exemplo:
HTML:
<div class="xpto">
Minha div
</div>
CSS:
.xpto {
background-color:red;
}
Acessando via JavaScript:
var myDiv = document.querySelector(".xpto"); //Obtém div com classe xpto
console.log(myDiv.classList); //Mostra classe da div
myDiv.classList.remove("xpto"); //Removendo classe xpto
Olá Henrique, como vai? Obrigado pela resposta, mas na verdade minha duvida é referente ao porque a classe tem que ser adicionada especificamente na tag 'html' .. por se tratar de um menu não poderia ser no 'header' ou qlq outra... ?! Entendeu? por exemplo: qnd quero estilizar um botão adiciono a classe no botão:
<button class="teste">teste</button>
no caso do exercicio a classe do menu ficou direto na tag 'html' . Pra mim não fez mt sentido.
valeu abraços,
Olá, Anderson. É apenas uma forma diferente de pensar. Você pode escolher a forma mais simples e fácil de manter o código atualizado em cada caso. :-)
Anderson, você pode colocar a classe no elemento que quiser, sempre pense na manutenção do código, você pode querer mudar a estrutura ou aproveitar em outro trecho o estilo.
Pessoal, obrigado pelas respostas. Ficou claro! bom estudo a todos.