3
respostas

Dúvida colocar um Site no ar html, css

Olá pessoal, alguém poderia me ajudar com algumas dúvidas ? nos cursos que fiz por aqui na Alura consegui criar um site utilizando html, css já coloquei no ar, primeiro criei o domínio e depois hospedei no www.000webhost.com, até ai tudo bem! agora me veio as dúvidas por exemplo eu preciso ter um formulário para envio de emails, como eu faço essa integração utilizando javascript? qual a diferença de hospedar um site utilizando www.000webhost.com e fazer o deploy de uma aplicação no heroku?? se alguém tiver paciência em me ajudar com essa dúvidas eu ficarei muito grato! abraço!

3 respostas

Oi André, tudo bem? Você quer enviar emails usando javascript, é isso? Eu recomendaria você fazer os cursos de PHP, lá tem uma aula sobre envio de emails. O PHP é suportado no seu host.

Para enviar com javascript, você ia precisar do Node, que não é suportado no seu host.

A diferença de deploy no Heroku começa com o processo, você ia precisar usar o Heroku CLI. Como o Heroku tem trabalhado muito com repositórios, você também ia precisar do GIT.

No caso como seu site é estático, talvez não precise configurar nada no projeto, mas se usar PHP ou outra coisa, ia precisar criar pelo menos um arquivo de configurações que o Heroku requer para configurar o ambiente correto pra você.

Eai Wanderson, primeiramente obrigado pelo retorno! Então, eu preciso ir avançando no meu site e não quero que ele fique estático, quero fazer essa funcionalidade de enviar emails pelo nodejs, estudando aqui vi que o correto e ir para o heroku certo? já consegui avançar no heroku cli e aprendi fazer o deploy do meu site e alterar para o meu domínio. Estou desenvolvendo uma aplicação de login com o express e preciso colocar dentro do meu site, preciso fazer o login dentro do meu site na página principal! o caminho e esse mesmo heroku? depois da minha funcionalidade de long pronta como eu importo ela pro meu site?

Opa André, as coisas que você faz no seu app, independe do serviço de hospedagem que utiliza. O login é uma dessas coisas. Se quiser usar o Heroku fique a vontade, ele não interfere nas funcionalidades da sua aplicação.

Sim, você pode usar o Node para enviar emails. No Heroku há um add-on como chamam que é praticamente um plugin ou serviço extra externo que você pode usar para criar algumas funcionalidades, inclusive a de enviar emails.

Se me permite, dá uma olhada no Mailgun, é um serviço de envio de emails que tem add-on no Heroku, não é complexo de usar e ainda, pelos que vi, o plano gratuito é bem generoso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software