Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Colocar as formações da alura no currículo

Oi! Estou estudando e me especializando em design através dos cursos da Alura e outros para entrar pela primeira vez no mercado de trabalho. Ainda não tenho experiência e não sei de muitas coisas, e também ainda não fiz o meu primeiro currículo. Queria saber sobre se é uma boa ideia colocar rodas as minhas formações nele, pois em uma aula a professora fala sobre quais certificados colocar, e que cursos curtos não são tão importantes para acrescentar no currículo. Eu queria saber então se seria uma boa ideia colocar todas as formações que eu fiz na Alura, já que são maiores e completas, mesmo que eu tenha feito mais de 10 formações, eu deveria colocar todas elas?

3 respostas
solução!

Oi, Carla! Como vai?

Sobre a sua dúvida, é importante ser estratégica ao montar seu currículo, especialmente quando se trata de cursos e formações.

Colocar todas as formações que você fez pode deixar o currículo muito extenso e, muitas vezes, os recrutadores preferem documentos mais objetivos. A dica é selecionar aquelas formações que são mais relevantes para a vaga que você está buscando. Por exemplo, se você está se candidatando para uma posição que exige habilidades em UX/UI, dê destaque aos cursos que abordam esses temas e que mais se adaptam a vaga.

Além disso, você pode agrupar as formações em uma seção específica, como "Formações Complementares", e listar apenas as mais relevantes, mencionando que você completou várias formações na Alura. Isso mostra seu comprometimento com o aprendizado contínuo sem sobrecarregar o currículo.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

e no perfil do linkedin? é bom colocar todas as formações?

Oi, Carla!

Sobre o LinkedIn, é uma ótima ideia colocar as formações, mas, assim como no currículo, é bom priorizar. No LinkedIn, você tem mais espaço para descrever suas habilidades e projetos, então vale a pena destacar as formações que mais se alinham com o tipo de vaga ou área que você está buscando.

Uma sugestão é organizar as formações de modo a dar mais visibilidade para aquelas diretamente relacionadas à sua área de atuação desejada. Em seguida, você pode mencionar que completou outras formações para reforçar seu interesse em desenvolvimento contínuo. Isso mantém seu perfil claro e focado, sem deixar de mostrar seu comprometimento com o aprendizado.