Quando realizar esse processo de criação com o cliente, como funciona a dinâmica?
Colocamos um tempo para ser respondido cada pergunta?
Quando realizar esse processo de criação com o cliente, como funciona a dinâmica?
Colocamos um tempo para ser respondido cada pergunta?
Olá Débora, tudo bem?
Esse processo deve ser aplicado quando você identificar que há uma necessidade de alinhar as expectativas sobre o público a ser atendido e de conhecer melhor as pessoas usuárias. Essas situações são as principais, mas esse entregável pode ser usado para diferentes momentos caso for benéfico para o processo.
A dinâmica pode ser feita de diversas formas, então o recomendável é que você entenda quem são as pessoas stakeholders que participarão, o tempo disponível e recursos que podem ser utilizados. Assim você pode adaptar a dinâmica, por exemplo: se o grupo for mais divertido e tiver tempo, você pode fazer algo mais descontraído e dinâmico, mas se as pessoas stakeholders forem mais sérias e te oferecerem pouco tempo, procure ser bem objetiva e focar mais no tempo estabelecido da reunião.
A parte mais importante é você ter as perguntas em mente e ter bem estabelecido quais respostas você está buscando através da dinâmica de proto-persona. Se prepare bem para guiar a conversa da forma mais leve possível e de uma maneira que todas as pessoas consigam se alinhar bem em relação às expectativas da empresa. Você pode fazer anotações em papéis, em quadros ou oferecer post-its, entenda o que for melhor para o seu cenário.
Existe um artigo dentro do blog da Alura que explica sobre formas de fazer brainstomings (uma dinâmica muito utilizada para gerar ideias) e que pode te ajudar a refletir sobre como aplicar diferentes dinâmicas em equipe. O nome é "5 técnicas para otimizar seu processo de Brainstorming".
Até mais!
Permaneço com algumas dúvidas, sendo elas: