Olá Letícia, tudo bem?
Para resolvermos essa questão podemos criar duas funções que se responsabilizam por limitar a raquete, em resumo as funções verificam se caso a raquete se encontra em determinada posição ela pode ou não se movimentar, as funções ficam assim:
function podeSeMover(){
return yRaquete > -15;
}
function podeSeMover2(){
return yRaquete < 350;
}
OBS: Os valores -15 e 350 podem não ser o ideal para o seu jogo, então sinta-se à vontade para fazer as devidas alterações .
Por fim, devemos utilizar as funções criadas, para se tornarem condições para a movimentação ou não das raquetes, vamos fazer as alterações na função que é responsável por movimentar a raquete, nesse caso é a movimentaMinhaRaquete
.
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
if(podeSeMover()){ // verifica se pode ou não movimentar as raquetes para cima.
yRaquete -= 10;
}
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
if(podeSeMover2()){ // verifica se pode ou não movimentar a raquetes para a baixo.
yRaquete += 10;
}
}
}
A lógica é que as funções podeSeMover
e podeSeMover2
tem um return
que guarda um true ou false, ou seja, quando apertamos a tecla para cima, caso a raquete se encontre em uma posição que tem o y menor(<) que -15, a função retorna false e o if não é executado, sendo assim a raquete para de se movimentar para cima, a mesma lógica serve para a parte debaixo.
OBS: suas variáveis e funções, podem ser diferentes das usadas em meu exemplo, caso enfrente erros ou dificuldade na implementação peço que me envie o link do p5.js.
Espero que com essas dicas eu consiga lhe ajudar, mas caso surjam novas dúvidas, fique tranquila para expor, ficarei feliz em lhe ajudar!
Abraços e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!