O professor passou o seguinte código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
alert('Funcionou!');
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>
Teoricamente, quando eu clicasse com o botão direito do mouse, deveria aparecer o alerta dizendo que funcionou, mas eu tentei tanto escrever quanto copiar o código do professor e não funciona, quando eu aperto com o botão direito, o navegador continua mostrando o menu de opções. Eu uso o navegador Chrome (Versão oficial 106.0.5249.91 - 64 bits), então deveria funcionar normalmente, não?
Da mesma forma, eu queria tentar uma das opções de resposta, mas acontece o mesmo, tanto o menu aparece, quanto a cor do círculo permanece a mesma, azul. Alguém saberia dizer o que está acontecendo e o porquê de não funcionar?
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector ('canvas');
var pincel = tela.getContext ('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgrey';
pincel.fillRect (0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green']
var indiceCorAtual = 0; //começa com blue
function desenhaCirculo (evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores [indiceCorAtual];
pincel.beginPath ();
pincel.arc (x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill ();
console.log (x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor () {
indiceCorAtual++;
if (indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; //volta para a primeira cor, azul
}
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>