Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Código não funciona

O professor passou o seguinte código:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        alert('Funcionou!');
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

Teoricamente, quando eu clicasse com o botão direito do mouse, deveria aparecer o alerta dizendo que funcionou, mas eu tentei tanto escrever quanto copiar o código do professor e não funciona, quando eu aperto com o botão direito, o navegador continua mostrando o menu de opções. Eu uso o navegador Chrome (Versão oficial 106.0.5249.91 - 64 bits), então deveria funcionar normalmente, não?

Da mesma forma, eu queria tentar uma das opções de resposta, mas acontece o mesmo, tanto o menu aparece, quanto a cor do círculo permanece a mesma, azul. Alguém saberia dizer o que está acontecendo e o porquê de não funcionar?

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector ('canvas');
    var pincel = tela.getContext ('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgrey';
    pincel.fillRect (0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; //começa com blue

    function desenhaCirculo (evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores [indiceCorAtual];
        pincel.beginPath ();
        pincel.arc (x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill ();

        console.log (x + ',' + y);
    }


    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor () {
        indiceCorAtual++;
        if (indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; //volta para a primeira cor, azul
        }
        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta
solução!

O código funcionou normalmente ao ser aberto em outro navegador.