1
resposta

[Dúvida] Codigo não compila

Estou fazendo o jogo do foge-foge e depois que o professor pediu para separar o codigo em arquivos diferentes ele não quis mais compilar estou usando o codeblocks para fazer o codigo e compilo no terminal e aparece a seguinte frase Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Kaylane, tudo bem?

Parece que o erro que você está enfrentando é devido a uma referência indefinida para a função encontramapa. Isso geralmente acontece quando a função não está devidamente declarada ou definida nos arquivos que você está compilando.

Aqui estão alguns passos que podem te ajudar a resolver esse problema:

  1. Verifique a Declaração da Função: Certifique-se de que a função encontramapa está declarada em um arquivo de cabeçalho (.h). Por exemplo, se a função encontramapa está definida em mapa.c, você deve ter uma declaração dela em mapa.h:

    // mapa.h
    void encontramapa();
    
  2. Inclua o Arquivo de Cabeçalho: No arquivo onde você está chamando a função encontramapa (provavelmente fogefoge.c), inclua o arquivo de cabeçalho onde a função está declarada:

    // fogefoge.c
    #include "mapa.h"
    
  3. Defina a Função: Certifique-se de que a função encontramapa está definida em mapa.c:

    // mapa.c
    void encontramapa() {
        // Implementação da função
    }
    
  4. Compile Todos os Arquivos: Certifique-se de que todos os arquivos necessários estão sendo compilados juntos. No seu caso, parece que você já está fazendo isso, mas só para garantir, o comando deve ser algo assim:

    gcc fogefoge.c mapa.c -o fogefoge.exe
    

Se todos esses passos estiverem corretos e o problema persistir, verifique se há algum erro de digitação ou se a função encontramapa está realmente sendo definida e chamada corretamente.

Caso mesmo com todos esses passos você não consiga resolver o seu problema, peço que compartilhe comigo todo o seu projeto, usando o GitHub ou Drive do Google. Assim poderei fazer testes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.