1
resposta

[Dúvida] Código diferente do mostrado no curso

Boa tarde, tudo bem ?

Eu consegui entender o conteúdo e entender a explicação do professor, porém na minha máquina o código está diferente do mostrado no caso quando o professor fala eth0 no meu aparece o seguinte:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

No caso o código aparece diferente porque estou usando o Linux via Virtual Box, ou não tem nada haver o fato de eu estar usando por uma máquina virtual? Fiquei com essa dúvida apesar de entender o conteúdo.

1 resposta

Olá, Ariel! Como vai?

A diferença que você está notando está relacionada à maneira como o sistema operacional nomeia as interfaces de rede.

No vídeo, o professor usa uma interface chamada "eth0", que é uma convenção de nomenclatura mais antiga, geralmente encontrada em versões mais antigas do Linux. Em versões mais recentes do Linux, como o Ubuntu 16.04 e posteriores, a nomenclatura das interfaces de rede mudou para um formato mais previsível, como "enp0s3", "enp0s8", etc. Isso foi feito para evitar confusões em casos complexos com muitas interfaces de rede.

Agora, sobre a sua dúvida de estar usando o Linux via Virtual Box, isso não deve afetar a nomenclatura das interfaces de rede. A diferença que você está vendo é provavelmente devido à versão do Linux que você está usando.

Então, em sua máquina, em vez de usar ip addr show eth0, você usaria ip addr show enp0s3 (ou o que quer que seja o nome da sua interface de rede).

O mais importante é entender o conceito e a aplicação, a nomenclatura pode variar dependendo do ambiente.

Bons estudos!