1
resposta

[Dúvida] Codificação dos aquivos sem caracteres especiais

Olá!

Estou enfrentando um problema com os arquivos de INSERT INTO.

Eu reparei que ao baixá-los, eles vem sem caracteres especiais, como acentos e cedilha. Exemplo: INSERT INTO enderecos VALUES ('1', 'Lagoa de Teixeira', '72', 'Tirol', 'Moraes', 'SP', '87362-365'); INSERT INTO enderecos VALUES ('2', 'Rua Nicole Barbosa', '65', 'Funcionários', 'Costela', 'RO', '99644-164'); -- Eu editei manualmente essa linha INSERT INTO enderecos VALUES ('3', 'Rua de da Costa', '465', 'Itaipu', 'Monteiro', 'CE', '30053-759'); INSERT INTO enderecos VALUES ('4', 'Jardim Luana da Luz', '8', 'Barroca', 'Carvalho de Goi�s', 'MT', '31057-762');

É o caso de ser alguma configuração da minha máquina ou houve algum problema com os arquivos?

PS: já me certifiquei de que os arquivos estão codificados em utf8

1 resposta

Olá, tudo bem?

A codificação de arquivos pode ser automaticamente alterada dependendo do sistema operacional que você está usando, do editor de texto e até mesmo da configuração do navegador ao baixar o arquivo. Baixei aqui e no meu bloco de notas, ficou certinho! Então pode ter ocorrido essa alteração no seu computador.

De toda forma, você pode alterar a codificação. Abaixo deixo os passos:

1. Abra o arquivo SQL no bloco de notas.
  2. Selecione Arquivo
  3. Em seguida, clique em Salvar Como
  4. Verifique se a codificação está definida como ANSI.

captura de tela da aba salvar arquivos. Em codificação está destacado o ANSI

Você pode também pode ir testando outras até ver uma que reconheça os caracteres especiais.

Espero ter ajudado e fico à disposição!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado