Olá, Luciano! Entendo que sua dúvida é sobre como lidar com uma pessoa que não está cooperando, mesmo após a aplicação dos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) através do método OSNP (Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido).
A CNV é uma ferramenta poderosa para facilitar a comunicação e resolver conflitos, mas não é uma solução mágica que funcionará em todas as situações. A eficácia da CNV depende da disposição de ambas as partes em se engajar no processo.
Se você se deparar com um profissional que resiste à CNV, pode ser útil tentar algumas estratégias adicionais:
Revisite a CNV: Pode ser que a pessoa não tenha entendido completamente o seu ponto de vista. Nesse caso, tente revisitar a CNV. Talvez você possa reformular o seu pedido ou expressar a sua necessidade de uma maneira diferente que possa ser mais facilmente compreendida.
Empatia ativa: Tente entender o ponto de vista da outra pessoa. Pergunte a ela por que está resistindo ao seu pedido. Talvez haja uma necessidade não atendida que você possa ajudar a resolver.
Busque ajuda: Se a resistência persistir, pode ser útil envolver um terceiro imparcial, como um mediador ou um superior hierárquico, para ajudar a facilitar a comunicação.
Por exemplo, se você já tentou o método OSNP e o profissional continua a não cooperar, você poderia dizer algo como: "Notei que você ainda está tendo dificuldades em entregar suas tarefas no prazo. Parece que minha sugestão anterior não foi útil para você. Você poderia me ajudar a entender por que isso está acontecendo? Há algo que eu possa fazer para apoiá-lo melhor?"
Lembre-se, a CNV é sobre criar uma conexão empática, e isso pode levar tempo e paciência. A resistência pode ser um sinal de que a outra pessoa está se sentindo incompreendida ou não atendida de alguma forma. Ao continuar a aplicar os princípios da CNV com paciência e persistência, você pode ser capaz de quebrar essa resistência e encontrar uma solução que funcione para ambos.
Espero ter ajudado e bons estudos!