Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

O que vocês indicam para quem não paga o Claude Code? Vi que tem algumas opções como o Continue.dev, Copilot ou algum modelo de LLM porém sem usar como extensão do VScode.

1 resposta

Olá, Júlia! Como vai?

Se a ideia é economizar sem perder muita produtividade, hoje eu seguiria uma destas opções:

1. Continue.dev + Gemini

• Na minha opinião, é a combinação com melhor custo-benefício.
  • Funciona muito bem para conversar com o projeto, editar arquivos e revisar código.
  • Você escolhe o modelo que quiser (OpenAI, Anthropic, Gemini, OpenRouter, Ollama...).

2. Cline

• Também funciona com diferentes modelos via API.
  • É o que mais se aproxima da experiência do Claude Code.
  • Tem uma autonomia maior para executar tarefas, mas consome mais tokens.

3. GitHub Copilot

• Continua excelente para autocomplete e pequenas refatorações.
  • Para tarefas mais "agentic" (analisar projeto inteiro ou executar várias mudanças em sequência), ainda acho inferior ao Claude Code.

4. Aider (terminal)

• Se você não faz questão de usar uma extensão do VS Code, vale muito a pena.
  • É extremamente competente para refatorações grandes, trabalha muito bem com Git e usa praticamente qualquer LLM.

Se eu fosse montar uma stack gratuita hoje, faria:

• Continue.dev ou Cline.
  • Gemini 2.5 Pro (quando disponível gratuitamente) ou modelos via OpenRouter.

Essa combinação entrega algo próximo da experiência do Claude Code sem precisar pagar uma assinatura mensal, apenas com eventuais custos de API.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado