É comum as classes serem nomeadas com carateres especiais no mercado? Não consigo nomeá-las assim, por questão de costume mesmo. Mas caso seja comum e a melhor prática, preciso saber para me adaptar rsrs.
É comum as classes serem nomeadas com carateres especiais no mercado? Não consigo nomeá-las assim, por questão de costume mesmo. Mas caso seja comum e a melhor prática, preciso saber para me adaptar rsrs.
Oi, Leandro, tudo bem?
Sobre a sua dúvida se é comum nomear classes com caracteres especiais no mercado, a prática recomendada em HTML e CSS é evitar o uso de caracteres especiais do tipo @,!,$,# em nomes de classes e IDs. A convenção mais comum é utilizar o kebab-case
(palavras em minúsculas separadas por hífens) ou camelCase
.
O motivo principal é a legibilidade e a compatibilidade. Nomes de classes com caracteres especiais podem causar problemas de interpretação em alguns navegadores ou ferramentas, além de dificultar a escrita e manutenção do código.
No código da aula usou por exemploopções__botão
. O duplo underline (__
) é uma prática comum no padrão BEM (Block, Element, Modifier), que é uma metodologia para nomear classes CSS para garantir que sejam únicas e descritivas. Mesmo com o BEM, a recomendação é usar apenas letras minúsculas, números e hífens.
Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:
Espero ter ajudado! Bons estudos!
Sucesso ✨
Então, no caso, é OK usar "ç", " ´ " ou "~", como no exemplo: opções__botão?
Oi, Leandro!
No exemplo da aula, essas classes aparecem com acento porque estão em português, mas isso é algo pontual para facilitar a compreensão durante os estudos. No mercado, o mais comum é escrever os nomes de classes em inglês, e por isso naturalmente não aparecem acentos, cedilha ou outros caracteres especiais.
Mas fique tranquilo: o uso de nomes com acento na aula tem fins didáticos. O importante é você se adaptar ao que é mais comum no mercado ao longo da prática.
Em resumo, não tem problema, tá tudo bem, vai funcionar, mas sim, o padrão não é usar acentuação, e seguir aqueles padrões, mencionado mais acima.
Fico à disposição. Abraços e bons estudos!