Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida classes Abstratas e Orientação a objetos

Supondo que eu tenha uma classe Funcionário, que seja abstrata e que essa classe possua os seguintes atributos: nome, cpf, salário. Agora supondo que eu tenha a classe Gerente que estende Funcionário, deveria criar métodos getters e setters abstratos na classe Funcionário, para que todos os que estendessem essa classe fossem obrigados a implementá-los ou esses atributos deveriam ser criados nas classes filhas de Funcionário, juntamente com seus getters e setters? Se postei no lugar errado me desculpem!

1 resposta
solução!

Boa noite Rondineli,

Acredito que os getters e setters poderiam ser declarados na classe Funcionário mesmo, já que os atributos estão declarados nesta classe, e as classes que estenderão ela receberão estes métodos também por herança. Caso algum dos casos de getters e setters precisasse de uma regra específica para uma classe que estende funcionário, ai sim sobrescreveria o método nessa classe estendida. Não sei se essa é a melhor solução enquanto a boas práticas, mas é o que me parece mais sensato.

Abração!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software