1
resposta

[Dúvida] Classe escrita diferente

Vendo a resolução do estrutor no projeto Alura plus, me deparei com o seguinte código CSS:

.link__list a {

}

Queria entender o porque desse "a". Ele não faz parte da classe mas ele fica com um espaçamento dela e no VSC ela fica com uma coloração diferente.

1 resposta

No CSS, quando você vê uma regra como .link__list a, está definindo estilos para elementos (links) que são descendentes de elementos com a classe .link__list. Esta é uma forma de aplicar estilos específicos a links que estão dentro de uma certa parte do seu documento, sem afetar outros links que não são descendentes da classe especificada. O espaço entre .link__list e a é significativo e indica a relação de descendência.

Aqui está um detalhamento do seletor:

.link__list: Este é um seletor de classe que seleciona todos os elementos que têm a classe link__list. Em CSS, classes são prefixadas com um ponto (.).

a: Este é um seletor de tipo que seleciona todos os elementos a, que são hiperlinks.

.link__list a: Quando combinados com um espaço entre eles, este seletor é interpretado como "selecione todos os elementos a que são descendentes de elementos com a classe .link__list". Descendentes incluem filhos diretos, filhos dos filhos, e assim por diante, até o último nível de aninhamento dentro do elemento com a classe .link__list.

A coloração diferente que você observa no Visual Studio Code (VSC) é devido à funcionalidade de realce de sintaxe do editor, que ajuda a diferenciar tipos de seletores, propriedades e outros elementos do código por meio do uso de cores. Isso facilita a leitura e o entendimento do código. No caso do seu seletor:

.link__list provavelmente tem uma cor que indica uma classe CSS. a tem outra cor que normalmente é usada para seletores de tipos (ou tags). Essa diferenciação visual ajuda você a rapidamente identificar partes do seletor e entender a estrutura do seu CSS.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software