Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Class, TAG e ID

Estou com uma duvida referente a utilização de TAGS no lugar de classes, em alguns momentos o professor realiza o aninhamento utilizando class e tag juntas, isso é apenas um exemplo:

.container-principal {
    tag {}
}

Não seria melhor uma padronização no aninhamento ?, exemplo: (utilizando só classe)

.container-principal {
     .container-da-tag {}
 }

ou utilizando só tag

tagprincipal {
    tagsecundaria {}
}
1 resposta
solução!

Olá, Guilbert! Tudo bem?

Então, não existe uma regra de organização para utilizar o aninhamento que o Sass permite, mas você pode sempre adotar uma prática que seja mais recomendada!

Por exemplo, lembra da metodologia BEM para arquivos CSS? Se não lembra clica aqui neste link para dá uma relembrada. Com a metodologia BEM você consegue escrever código CSS de uma forma mais escalável, definindo um Bloco onde vão existir elementos que você deseja estilizar, e esses elementos podem possuir variações, e por isso você pode utilizar um modificador para esses casos. O nome de uma classe usando a metodologia BEM poderia ser botoes__botao--primario.

O Sass é um pré-processador que surgiu para resolver problemas de escalabilidade e desempenho dos arquivos CSS nas páginas. Ele tem muitos recursos e o aninhamento é um deles. Imagina as vantagens de juntar a metodologia BEM com o Sass? Isso te dá muitas possibilidades. Um exemplo de como você pode fazer isso:

botoes {
    //estilos
    &__botao {
        //estilos
        &--primario{
            // estilos
    }
}

Isso pode ser um grande aliado quando você tem muitos estilos e elementos diferentes! Você pode consultar um exemplo na própria documentação do Sass clicando aqui!

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software