Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Class Calculadora

Poderiam me explicar o porquê do "public int dobrarNumero(int numero) {"?

Alura:

//Classe Calculadora
public class Calculadora {

    public int dobrarNumero(int numero) {
        return numero * 2;
    }
}

//Classe Principal
public class Principal {

    public static void main(String[] args) {
    
        Calculadora calculadora = new Calculadora();
        int resultado = calculadora.dobrarNumero(5);
        System.out.println(resultado);
    }
}

Meu código:

//Classe Calculadora
public class Calculadora {
    
    double dobro;
    
    void paraDobrar(double numero) {
        dobro = numero * 2;
    }
}

//Classe Principal
public class Principal {

    public static void main(String[] args) {
    
        Calculadora soma = new Calculadora();
        soma.paraDobrar(8);
        System.out.println("O dobro é " + soma.dobro);
    }
}
2 respostas
solução!

Olá, Aline! Como vai?

O trecho "public int dobrarNumero(int numero) {" é a declaração de um método em Java. Vamos entender cada parte:

  • "public" é o modificador de acesso que define que o método pode ser acessado de qualquer lugar.
  • "int" é o tipo de retorno do método. Nesse caso, o método irá retornar um valor inteiro.
  • "dobrarNumero" é o nome do método.
  • "(int numero)" são os parâmetros que o método recebe. Nesse caso, o método recebe um único parâmetro do tipo inteiro.

No seu código, você criou um método "paraDobrar" que não tem um tipo de retorno (por isso não tem "int" antes do nome do método) e é do tipo default (por isso não tem "public" antes). Além disso, você está armazenando o resultado em um atributo da classe, ao invés de retornar o resultado.

A diferença entre os dois códigos é que no código da Alura, o método "dobrarNumero" retorna o resultado da operação, enquanto no seu código, o método "paraDobrar" armazena o resultado em um atributo da classe.

Vou te dar um exemplo para entender melhor. Imagine que você tem uma calculadora real. Quando você digita um número e pressiona a tecla "x2", a calculadora mostra o resultado na tela, certo? Isso é o que o método "dobrarNumero" faz. Agora, imagine que ao invés de mostrar o resultado na tela, a calculadora guarda o resultado em uma memória interna. Isso é o que o seu método "paraDobrar" faz.

Espero ter ajudado e bons estudos!

UAU, Vinicius!!!

Excelente explicação, muito obrigada ;)