1
resposta

[Dúvida] Challenges Backend

Olá, pessoal!

Voltei a trabalhar com desenvolvimento há cerca de um ano e entrei na Alura para me atualizar. Vi que tem o challenge de 4 semanas e fiquei com algumas dúvidas sobre como eles funcionam.

Olhei, primeiramente, o desafio mais antigo (https://www.alura.com.br/challenges/back-end/semana-01-api-rest#btn-start). Vi que na primeira semana já tem um projeto react com o front feito e tenho que fazer algumas tarefas de Banco de dados e de REST API. De semelhante modo, dei uma olhada no challenge mais recente (https://www.alura.com.br/challenges/back-end-7/semana-01-classes-relacionamentos-depoimentos) e o que recebemos é apensa protótipo no Figma.

Minhas dúvidas são:

  1. Esse front-end (React ou Figma) serve só como referência visual/ilustrativa ou precisamos realmente integrá-lo para deixar funcional?
  2. Caso a ideia seja integrar (mesmo que não obrigatório, pois eu gostaria de saber pra eu aprender a fazer essas integrações):
  • No caso do React, basta expor a API para ele consumir ou preciso mexer dentro do projeto React?
  • No caso do Figma, devo implementar a interface a partir do design ou posso focar somente no back?

O que entendi até aqui é que o foco principal é backend, claro, mas fiquei em dúvida sobre a real utilidade do front que é fornecido. Ele é só um apoio para visualização/testes ou faz parte do desafio de alguma forma?

Quero aprender de forma prática e me desafiar. Se o desafio oficial for só backend, ótimo. Mas, se for esperado algum nível de integração, gostaria de entender até onde isso vai.

Valeu pela ajuda!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi Maik! Tudo bem?

Que bom que você está se atualizando e buscando desafios para se aprimorar! Vamos lá, vou tentar esclarecer suas dúvidas sobre os challenges de backend.

O front-end fornecido, seja ele um projeto em React ou um protótipo no Figma, geralmente serve como uma referência visual para te ajudar a entender como a aplicação deve funcionar do ponto de vista do usuário. No entanto, o foco principal dos challenges de backend é, como o nome sugere, o desenvolvimento do lado do servidor. Isso significa que, na maioria das vezes, não é obrigatório integrar o front-end, mas é uma ótima oportunidade para praticar se você quiser.

Se você decidir integrar o projeto React, o mais comum é expor a API que você desenvolveu para que o front-end possa consumi-la. Isso envolve garantir que sua API esteja acessível e que os endpoints estejam funcionando corretamente. Não é necessário mexer no código do React, a menos que você queira personalizar ou estender a funcionalidade.

No caso do Figma, o protótipo serve como um guia de design. Você não precisa implementar a interface a partir do design, a menos que queira praticar essa habilidade. O foco pode continuar sendo o backend, mas se você estiver interessado em aprender mais sobre front-end, pode ser uma boa prática tentar implementar a interface.

Em resumo, o front-end é mais um apoio para visualização e testes, mas não é obrigatório integrá-lo. No entanto, se você está buscando um desafio adicional e quer aprender mais sobre integração, é uma ótima oportunidade para explorar isso.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.