Oi, Letícia! Tudo bem? Espero que sim!
A criação da protopersona, mapa da empatia e outros elementos de pesquisa de usuário são ferramentas muito úteis para entender as necessidades e expectativas do público-alvo de seu projeto. Essas etapas podem ajudar a direcionar suas decisões de design e garantir que você esteja criando uma solução que atenda às necessidades das pessoas usuárias.
Dependendo do escopo e das restrições do projeto, você pode optar por pular essas etapas ou adaptá-las de acordo com suas necessidades.
Para um portfólio, ter todos os passos, incluindo a protopersona, pode ser uma vantagem, pois mostra sua capacidade de realizar uma pesquisa aprofundada e entender as necessidades de usuários e usuárias. No entanto, se você não teve a oportunidade de realizar essas etapas em um projeto específico, não se preocupe, ok?
Lembre-se de que o mais importante é mostrar sua capacidade de criar soluções eficazes e satisfatórias para as pessoas usuárias. Se você puder demonstrar isso de outras maneiras, como por meio de protótipos de alta fidelidade bem projetados, isso também será valorizado.
Espero ter ajudado e continue praticando!
Abraços e até mais!!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!