1
resposta

[Dúvida] chain of thought prompt

Tenho uma planilha xls que salvei como cvs. Nesta planilha tenho quatro colunas: Data; Lançamento; Valor; Categoria. No primeiro arquivo estão as 4 colunas preenchidas. Quero colocar um arquivo para que me ajude a preencher a coluna Categoria. Como faço?

1 resposta

Olá Estudante! Como você está?

Se você já tem algumas categorias definidas, pode usar exemplos dessas categorias para treinar o modelo. Isso é conhecido como técnica few-shot, onde você fornece alguns exemplos para ajudar o modelo a entender o padrão. Por exemplo, o prompt seria o seguinte:

Dado o seguinte lançamento:
   Data: 2023-10-01
   Lançamento: Compra de supermercado
   Valor: 150
   Categoria: Alimentação

Qual seria a categoria para o seguinte lançamento?
   Data: 2023-10-02
   Lançamento: Pagamento de conta de luz
   Valor: 100
   Categoria:

Resposta obtida:

A categoria para o lançamento "Pagamento de conta de luz" seria "Moradia" ou "Despesas Fixas", dependendo da organização do plano de contas.

Obs: Você pode automatizar esse processo com um script que leia cada linha do seu CSV, gere um prompt e utilize um modelo para prever a categoria, preenchendo a coluna correspondente. A IA pode te ajudar a criar esse script, mas a precisão do preenchimento automático dependerá da qualidade dos exemplos fornecidos e da capacidade do modelo em identificar padrões nos dados.

Espero ter ajudado. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado