3
respostas

[Dúvida] Certificado não é válido.

Oi bom dia, podem ajudar?

aqui a api-alurabooks funcionou apenas depois de habilitar o protocolo TLS 1.2 em Painel de Controle > Opções de internet > Avançado

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

o problema é que não parece ter reconhecido o certificado. conforme o segundo print

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Opa Davi! Tudo bem?

Você pode ter tido esse problema, pois você pode ter feito algum processo da instalação de forma diferente da recomendada e isso pode ter causado essa reação.

No caso do curso ele estar assim não deve atrapalhar, e eu não consegui identificar com certeza o navegador que você está usando, mas às vezes, pode ser algo do navegador mesmo.

Outro detalhe, essa mudança que você fez no TLS você encontrou onde? Como chegou na conclusão de que mudar ele iria resolver seu problema. Ah e outro detalhe que eu não entendi tão bem, qual era o erro/problema enfrentado antes de alterar o TLS?

Em suma era isso.

Aguardo sua resposta para que eu possa te auxiliar da melhor forma possível! Abraços e bons estudos.

Eu estava tentando abrir a api no navegador, utilizando o protocolo https, e ai no navegador estava retornando ERR_SSL_PROTOCOL_ERROR

ai eu encontrei no stackoverflow essa maneira que expliquei ai em cima, não sei se é a maneira correta.

eu fiz todo o processo que foi passado pelo curso, pode ser que eu tenha deixado algum detalhe, vou revisar o que eu fiz só para ter certeza.

mas se não influenciar lá na frente esse problema, então vou seguir assim.

obrigado pela resposta.

Isso ocorre pois o certificado que criamos é um "Certificado auto-assinado".

Segue vídeo que explica a diferença de certificados auto-assinados para certificados assinados por "Autoridades Certificadoras".

HTTPS, Certificate Authority and Self-signed certificate

De qualquer forma, é possível bypassar o erro indo em opções avançadas e aceitando o risco no navegador.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software