1
resposta

[Dúvida] cd /monitoramento-servidor não existe

Segui todos os passos, corrigi os nomes dos arquivos, aguardei os 15 minutos e dei o comando cd /monitoramento-servidor, porém, disse que o diretório era inexistente.
Eu havia feito um script seguindo as aulas, porém removi tudo do sistema depois de terminar o curso, então não consegui ver exatamente o que eu tinha feito da primeira vez.

Eu acredito que o problema do 'diretório inexistente' seja por não ter realmente criado esse diretório, e pelo caminho, parece um diretório a partir do root.

Minha dúvida é: Qual seria a melhor forma de criar esse diretório? No diretório root com mkdir / criando diretamente pelo script / criando em um outro local no computador (como /usr/local/bin ou /etc/systemd)?

E uma dica, não sei se cabe nesse caso, mas uma boa que sempre funciona pra mim, é colocar um echo nos scripts, só pra saber o momento em que foi executado.

1 resposta

Olá Juliene.
Verifique o diretório atual que esta com pwd e ls.
O comando que digitou vai buscar seu diretório no diretório raiz e se não achar vai retornar um erro.
Se você sabe o nome do diretório que está procurando, pode usar o comando find da seguinte forma:

find / -type d -name "monitoramento-servidor"

Explicação:

• / : A partir da raiz do sistema.
  • -type d : Especifica que você está procurando por diretórios (não arquivos).
  • -name "monitoramento-servidor" : O nome do diretório que você está procurando. Pode ser um nome exato ou usar caracteres coringa, como *, para buscas parciais.

Agora o local mais adequado para criar este diretório depende do seu proposito.
Assim como seu script.
Apenas precisa se certificar que tenha as permissoes corretas e de listar o caminho completo dos arquivos que pretende monitorar.
E sua dica do echo é otima.
Comente ai qualquer duvida .
Bons estudos.

E precisa do executar o script para que ele crie o diretorio e faça outros comandos no script.
Para alterar o caminho do diretorio e comandos precisa editar seu script.
Se precisar de ajuda comenta ai.