Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Cases de exemplo de empresas que se benificiaram da desprojetização

Gostaria de saber de cases de empresas para entender como foi a abordagem de desprojetização. Trabalho no PMO e básicamente tudo é projetos inclusive indicadores e orçamento. Que metricas e indicadores eu poderia usar num ambiente desprojetizado? obgda!

1 resposta
solução!

Karen, a desprojetização é um tema relativamente novo como movimento e se manifesta em diferentes níveis, não sendo amplamente tracionado, ou seja, não existe uma "onda metodológica consistente" sobre o assunto mas ele está silenciosamente presente quando equipes maduras vão eliminando, uma a uma, as restrições de projeto e vão concentrando seus esforços (e tempo) no produto.

Eu pessoalmente, em um desenvolvimento de software que durou 10 meses (em 2020/2021) conduzi os trabalhos sem reuniões diárias, com posicionamento semanal de uma página e sem indicadores. O contato com a equipe era constante, apesar da distribuição geográfica. Tempo e esforço que eu usaria em rituais de projeto empreguei fazendo cenários de teste mais detalhados. O resultado foi a entrega de um produto com zero defeito.

Também já atuei como gerente de projetos e PMO, mantendo cronogramas com centenas de linhas. Sei como é.

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software