No mesacast, falou-se bastante sobre faculdade. Sabemos que a FIAP é uma instituição de ensino superior, enquanto a Alura é uma instituição de cursos livres, acessível a qualquer pessoa. No vídeo, a senhora Etianne comenta que a faculdade é importante. Eu entendi que, tecnicamente, não é obrigatória, mas a fala acabou passando a ideia de que precisamos cursar uma faculdade e depois nos especializar. Sei que isso pode fazer parte da estratégia de marketing das escolas, mas realmente gostaria de entender qual é a importância prática de se ter uma faculdade em TI e se é possível alguém, como eu, que não tem formação superior, conquistar um emprego na área e se posso ter a mesma relevância no mercado de um profissional com formação superior.
Outra dúvida é sobre a questão de “resolver problemas”. Esse ponto foi mencionado no vídeo, mas não ficou claro como praticar isso no dia a dia: onde devemos buscar problemas reais para treinar? Como identificar um problema que valha a pena resolver? Até agora, as aulas me ensinaram a lógica, mas ainda não tivemos contato com situações reais ou casos mais próximos do mercado e claro desenvolvemos um jogo legal foi divertido mas pelo a minha pessoa gosta de entender onde se aplica cada coisa e porque devo aplicar isso. Não é uma reclamação — é apenas uma dúvida sobre como posso me desenvolver da melhor forma.
Para ilustrar, é como aprender a dirigir em um simulador, mas precisar trabalhar como taxista: eu sei dirigir, mas preciso entender o carro, o contexto, o que fazer quando realmente entro nele — e sabemos que não é só “dirigir”. É disso que sinto falta: entender como aplicar o que estou aprendendo em cenários reais.