1
resposta

[Dúvida] Carreira e aprendizado em TI

No mesacast, falou-se bastante sobre faculdade. Sabemos que a FIAP é uma instituição de ensino superior, enquanto a Alura é uma instituição de cursos livres, acessível a qualquer pessoa. No vídeo, a senhora Etianne comenta que a faculdade é importante. Eu entendi que, tecnicamente, não é obrigatória, mas a fala acabou passando a ideia de que precisamos cursar uma faculdade e depois nos especializar. Sei que isso pode fazer parte da estratégia de marketing das escolas, mas realmente gostaria de entender qual é a importância prática de se ter uma faculdade em TI e se é possível alguém, como eu, que não tem formação superior, conquistar um emprego na área e se posso ter a mesma relevância no mercado de um profissional com formação superior.

Outra dúvida é sobre a questão de “resolver problemas”. Esse ponto foi mencionado no vídeo, mas não ficou claro como praticar isso no dia a dia: onde devemos buscar problemas reais para treinar? Como identificar um problema que valha a pena resolver? Até agora, as aulas me ensinaram a lógica, mas ainda não tivemos contato com situações reais ou casos mais próximos do mercado e claro desenvolvemos um jogo legal foi divertido mas pelo a minha pessoa gosta de entender onde se aplica cada coisa e porque devo aplicar isso. Não é uma reclamação — é apenas uma dúvida sobre como posso me desenvolver da melhor forma.

Para ilustrar, é como aprender a dirigir em um simulador, mas precisar trabalhar como taxista: eu sei dirigir, mas preciso entender o carro, o contexto, o que fazer quando realmente entro nele — e sabemos que não é só “dirigir”. É disso que sinto falta: entender como aplicar o que estou aprendendo em cenários reais.

1 resposta

Oi, Renan! Como vai?

Sobre a faculdade, é verdade que ela não é obrigatória para entrar na área de TI, mas pode ser um diferencial. A faculdade oferece uma base teórica sólida e pode abrir portas, especialmente em empresas que valorizam diplomas. No entanto, muitos profissionais bem-sucedidos na área de TI não têm formação superior, mas compensam isso com experiência prática, projetos pessoais e um bom portfólio. O importante é continuar aprendendo, seja por meio de cursos, projetos ou experiências práticas.

Quanto à prática de "resolver problemas", é uma habilidade essencial em TI. Você pode começar identificando pequenos problemas em seu dia a dia ou em projetos pessoais, como criar um aplicativo simples para automatizar uma tarefa que você faz manualmente. Participar de hackathons, contribuir para projetos de código aberto no GitHub ou resolver desafios em plataformas como HackerRank ou Codewars também são ótimas maneiras de praticar.

A ideia é aplicar o que você aprende em situações que simulam o ambiente de trabalho. Por exemplo, se você aprendeu sobre listas e funções, tente criar um programa que organize uma lista de tarefas ou que calcule estatísticas básicas a partir de dados de entrada. Isso ajuda a entender o "porquê" e o "como" de cada conceito aprendido.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.