Olá, pessoal,
Tudo bem?
Estou com uma dúvida sobre cardinalidade.
Como a cardinalidade influencia na criação do Banco de Dados?
Como isso é especificado no momento da criação do Banco de Dados?
Abraços!
Olá, pessoal,
Tudo bem?
Estou com uma dúvida sobre cardinalidade.
Como a cardinalidade influencia na criação do Banco de Dados?
Como isso é especificado no momento da criação do Banco de Dados?
Abraços!
Oii, Nícolas! Tudo bem?
A cardinalidade é um conceito importante na criação de um banco de dados, pois ela define como as entidades se relacionam entre si. Ela especifica quantos registros de uma entidade podem estar relacionados a um registro de outra entidade.
No momento da criação do banco de dados, a cardinalidade é especificada através das relações entre as tabelas. Por exemplo, se temos uma tabela de "Departamentos" e uma tabela de "Pessoas Colaboradoras", e a regra de negócio é que cada departamento é gerenciado por apenas uma pessoa colaboradora, teremos uma cardinalidade de um para um (1,1). Isso significa que cada departamento está relacionado a apenas uma pessoa colaboradora e vice-versa.
Por outro lado, se temos uma tabela de "Departamentos" e uma tabela de "Pessoas Colaboradoras" e a regra de negócio é que em um departamento podem trabalhar várias pessoas colaboradoras, teremos uma cardinalidade de um para muitos (1, n). Isso significa que cada departamento está relacionado a várias pessoas colaboradoras, mas cada pessoa colaboradora está relacionada a apenas um departamento.
Existem outros tipos de cardinalidade, como muitos para muitos (n, m), onde várias entidades de uma tabela estão relacionadas a várias entidades de outra tabela. Por exemplo, vários livros podem estar contidos em vários pedidos.
A escolha correta da cardinalidade é fundamental para garantir a integridade dos dados e a consistência do banco de dados.
Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. :)
Abraços e bons estudos!
Olá, Maria,
Estou bem graças a Deus e você?
Agora, lendo a minha pergunta e sua resposta, percebo que não me expressei corretamente kkkk
O que eu tentei dizer foi, como especificamos a cardinalidade quando passamos todas essas informações para um SGBD?
Qual a influência da cardinalidade no SGBD?
Abraços!
Também estou bem, obrigada por perguntar!
Você vai ver isso nos próximos conteúdos da formação, hahaha.
Já adiantando um pouco: depois de fazer outras modelagens, você eventualmente passa para outros softwares que vão organizar as modelagens para receber os dados da maneira correta. Contudo, em alguns SGBDs você consegue fazer isso ali dentro, de forma mais intrínseca.
Para um SGBD é importante termos essa cardinalidade para as regras do negócio não se sobreporem e serem corrompidas. Você pode imaginar que isso seria um guia para moldar a sua tabela no SGBD, basicamente.
Espero que isso tenha respondido sua pergunta. Se ainda precisar de ajuda, fique à vontade para postar.
Abraços!
Oiii,
Respondeu sim! Muito obrigado, seguirei com a formação!
Abraços!