1
resposta

[Dúvida] Cardinalidades e resolução do exercício

Boa tarde! Na sessão "Opinião do instrutor" só se colocou um par de cardinalidades mínimas e máximas, mas até onde eu entendi cada relação contém dois pares para representar as cardinalidades em ambos os sentidos. Isso está correto? Como se decide qual par tem que ser apresentado e qual pode ser omitido? Acabou que eu não entendi a resposta sugerida, logo, não sei se fiz certo. Se alguém puder avaliar, segue abaixo o meu modelo: modelo conceitual para um sistema que gerencia conferências científicasObrigada!

1 resposta

Oii, Karina! Tudo bem?

A escolha de qual par de cardinalidades apresentar depende do contexto que você quer destacar e levando em consideração a relevância dos lados da relação, se a relação é clara que um par seja suficiente para mostrar a ideia principal, etc. Em um modelo conceitual, é importante mostrar ambos os lados para ter uma visão completa do relacionamento.

Então fica ao seu critério incluir ambos pares de cardinalidade para uma análise completa ou deixar o foco para um lado específico do relacionamento.

Você está se saindo muito bem, continue assim e qualquer dúvida conte conosco para te auxiliar. Para ampliar os seus estudos, deixo um artigo abaixo:

Bons estudos e boa leitura, Karina!