Olá, Débora! Como está?
O método de Card Sorting é uma técnica de pesquisa que nos ajuda a entender como as pessoas usuárias classificam as informações. Isso nos ajuda a projetar uma arquitetura de informação que seja mais intuitiva para usuários e usuárias.
Vamos pensar em um exemplo prático: imagine que você tem um e-commerce de roupas. Você pode ter várias categorias de produtos, como "Vestidos", "Camisetas", "Calças", etc. No entanto, como você sabe que essas são as categorias que as pessoas usuárias esperam encontrar? Talvez essas pessoas prefiram categorias como "Roupas de Verão", "Roupas de Inverno", "Roupas para Trabalhar". Através do Card Sorting, você pode descobrir como usuár
ios e usuárias realmente pensam sobre suas categorias de produtos.
E quanto a organização do seu site (ou seja, a arquitetura de informação) tem um impacto direto no fluxo de pessoas usuárias. Se as categorias do seu site não fazem sentido para usuários e usuárias, tais pessoas podem ter dificuldades para encontrar o que procuram, o que pode levar a uma experiência de usuário frustrante.
Além disso, se, por exemplo, através do Card Sorting você descobre que as pessoas usuárias preferem categorias mais específicas, você pode acabar com mais páginas. Por exemplo, em vez de ter uma página "Roupas", você pode ter páginas separadas para "Roupas de Verão", "Roupas de Inverno", "Roupas para Trabalhar", e assim por diante.
Portanto, o Card Sorting pode te dar insights valiosos sobre como melhorar a arquitetura de informação do seu site, o que pode levar a um melhor fluxo de pessoas usuárias e possivelmente a uma mudança na quantidade de páginas.
Se tiver qualquer dúvida, me fale. Estou aqui para te auxiliar. =D
Abraços e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!