Olá, Nairim!
Quando utilizamos o CALCULATE( [Total Vendas], 'Vendedor'[Nome] = "Allan Spadini")
, você altera o Contexto de Filtro e "sobrescreve" os filtros externos existentes, de forma que se você filtrar o nome David ou Thiago na tabela, o card de Total de Vendas do Vendedor Allan não será alterado, já que a DAX da medida apresentada nesse card foi escrita da forma mencionada acima. Ou seja, qualquer filtro que eu faça na tabela é ignorado pela expressão DAX: CALCULATE( [Total Vendas], 'Vendedor'[Nome] = "Allan Spadini" )
, que por sua vez é equivalente a CALCULATE([Total Vendas], FILTER(ALL('Vendedor'[Nome]), 'Vendedor'[Nome] = "Allan Spadini"))
. Acredito que ao mostrar essa equivalência fica mais fácil entender o motivo pelo qual o card do Allan não é alterado quando realizamos filtros clicando na tabela (para mais detalhes, consultar a documentação da funçãoALL()
).
Em relação ao card 2, pelo o que foi dito, parece que temos uma DAX da seguinte forma:
CALCULATE([Total Vendas], FILTER('Vendedor', 'Vendedor'[Nome] = "David Neves"))
. Nesta expressão, por conta do Filter, não sobrescrevemos o Contexto dos Filtros já existente, e por isso ele aplica todo os filtros já realizados no modelo, além do 'Vendedor'[Nome] = "David Neves"
que está dentro do FILTER. Então quaNdo o primeiro vendedor é selecionado na tabela, o contexto que está sendo avaliado por essa medida é de que o nome do vendedor é igual a "Allan Spadini" E "David Neves". Como não é plausível que um Vendedor tenha 2 nomes (isto é, não existe um vendedor com esses 2 nomes ao mesmo tempo), a medida em questão retorna o "Em Branco".
Espero ter ajudado!