Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Caracteres aparecem de uma forma estranha

No curso aprendi o comando type "nomedoarquivo".txt para abrir no prompt, mas por algum motivo, os caracteres especiais estão vindo bugados. Por exemplo

é ão caçada >> ├® ├úo ca├ºada

Alguem consegue me ajudar?!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Boa tarde Alfredo, tudo bem?

Vi aqui a sua dúvida e testei na minha máquina tendo o mesmo resultado estranho que você obteve, ou seja, também imprimiu os caracteres com a formatação incorreta apesar de estar correto no arquivo. Fiz uma pesquisa rápida e me parece que o terminal do Windows utiliza o formato de codificação UTF-16 LE e portanto só consegue exibir corretamente os caracteres especiais se o arquivo estiver salvo neste formato.

Vou pedir pra você fazer um teste. Abra o arquivo no notepad novamente e na hora de salvar selecione a opção UTF-16 LE na caixa de seleção de encoding (codificação em português) assim como na imagem abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeDepois retorne ao terminal e tente executar novamente o comando type.

Eu diria que não é algo que você precise se preocupar nesse momento pois a maioria das aplicações hoje consegue lidar com muitos formatos de codificação diferentes. Aqui parece ter todo um histórico de atualizações de versões do Windows que dificultam esse processo e na maior parte do tempo utilizamos essas outras aplicações para ler arquivos. O type acaba sendo apenas uma ferramenta que usamos para verificar rapidamente o conteúdo de arquivos, geralmente arquivos de configuração e que provavelmente não apresentam caracteres especiais.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software