1
resposta

[Dúvida] Camada Flatten

Uma dúvida, só devo usar esta camada quando o problema for com imagens?

Grato

1 resposta

Olá Marcio,

Antes de mais nada, desculpe a demora na resposta. Estamos em um esforço para reduzir as dúvidas do fórum.

Não, a camada de flatten não é exclusiva para problemas relacionados a imagens em redes neurais. Embora seja comumente usada em redes convolucionais (Convolutional Neural Networks - CNNs) para processar imagens, também pode ser útil em outros tipos de problemas de aprendizado profundo.

A camada de flatten é usada para transformar uma matriz multidimensional em um vetor unidimensional, o que pode ser útil quando você deseja aplicar camadas densas (fully connected) em dados que não sejam imagens. Aqui estão alguns exemplos de situações em que a camada de flatten pode ser usada:

Processamento de sequências: Se você estiver trabalhando com sequências de dados, como texto em processamento de linguagem natural (NLP) ou séries temporais em previsão, pode ser necessário achatar as sequências antes de alimentá-las em camadas densas para processamento adicional.

Dados tabulares: Ao lidar com conjuntos de dados tabulares em que cada linha é uma amostra com várias colunas de recursos, você pode usar a camada de flatten para transformar os dados em uma representação unidimensional antes de aplicar camadas densas para tarefas como classificação ou regressão.

Dados 3D: Em alguns casos, você pode trabalhar com dados tridimensionais, como voxels em problemas de processamento de vídeo ou dados volumétricos em imagens médicas. Nesses cenários, a camada de flatten pode ser usada para transformar os dados em um formato adequado para camadas densas.

Recomendo que assista à formação de Pytorch aqui na Alura. Esse tipo de conteúdo é mais detalhado lá.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software