Olá! Tudo bem? Alguém poderia me ajudar falando para que serve cada linha de código que foi citado no video, por favor? Eu fiquei boiando um pouco, pois foi explicando um pouco rápido.
Olá! Tudo bem? Alguém poderia me ajudar falando para que serve cada linha de código que foi citado no video, por favor? Eu fiquei boiando um pouco, pois foi explicando um pouco rápido.
Olá João! Tudo bem?
Abaixo detalho o propósito de cada linha de código apresentada na aula, para que você possa compreender melhor como o Python interage com o Google Cloud Storage (GCS).
Importando a biblioteca de autenticação:
from google.colab import auth
Aqui, estamos importando o módulo auth do Google Colab, que nos permite autenticar o usuário para acessar serviços do Google Cloud.
Autenticando o usuário:
auth.authenticate_user()
Este comando inicia o processo de autenticação, permitindo que você conceda permissão ao Google Colab para acessar seus recursos no Google Cloud.
Importando a biblioteca do Google Cloud Storage:
from google.cloud import storage
Esta linha importa a biblioteca necessária para interagir com o Google Cloud Storage, que é onde seus dados estão armazenados.
Configurando o projeto, bucket e arquivo:
project_id = 'alura-465911'
bucket_name = 'fundamentos_nuvem'
file_name = 'BR.json'
Aqui, você define o ID do projeto, o nome do bucket onde seus dados estão armazenados, e o nome do arquivo que deseja acessar.
Inicializando o cliente do Cloud Storage:
client_gcs = storage.Client(project=project_id)
Esta linha inicializa um cliente que será usado para interagir com o Cloud Storage.
Acessando o bucket:
bucket = client_gcs.bucket(bucket_name)
Aqui, você acessa o bucket específico dentro do seu projeto.
Acessando o arquivo dentro do bucket:
blob = bucket.blob(file_name)
Esta linha cria um objeto que representa o arquivo dentro do bucket.
Baixando o conteúdo do arquivo:
file_content_str = blob.download_as_text()
Aqui, você baixa o conteúdo do arquivo como uma string de texto.
Exibindo o conteúdo do arquivo:
print(f"Conteúdo do arquivo {file_name}")
print(file_content_str)
Estas linhas imprimem o nome do arquivo e seu conteúdo.
Importando a biblioteca JSON e manipulando o conteúdo:
import json
dados_feriados = json.loads(file_content_str)
Finalmente, importamos a biblioteca JSON e carrega o conteúdo do arquivo como um objeto JSON, permitindo manipulação mais fácil dos dados.
Espero que essa explicação ajude a esclarecer o que cada linha de código faz.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!