Olá professor, tudo bem? Eu fiquei confuso na aula que trocamos o switch pelo roteador, ai você diz que devemos usar o cabo cruzado no lugar do cabo comum. Pode me explicar pq? Obrigado!
Olá professor, tudo bem? Eu fiquei confuso na aula que trocamos o switch pelo roteador, ai você diz que devemos usar o cabo cruzado no lugar do cabo comum. Pode me explicar pq? Obrigado!
Olá João! Tudo bem?
Fico feliz em poder te ajudar com essa dúvida. Quando estamos conectando um switch diretamente a um roteador, é necessário utilizar um cabo cruzado em vez de um cabo comum. Isso ocorre porque tanto o switch quanto o roteador são dispositivos de rede que transmitem dados em direções diferentes.
O cabo cruzado possui as suas pontas com as sequências de fios trocadas, permitindo que as informações sejam transmitidas corretamente entre o switch e o roteador. Dessa forma, é possível estabelecer uma conexão adequada entre os dois dispositivos.
Para ilustrar melhor, imagine que o switch é como uma rua de mão única, onde os dados só podem trafegar em uma direção. Já o roteador é como uma rua de mão dupla, onde os dados podem trafegar em ambas as direções. O cabo cruzado é como uma ponte que conecta essas duas ruas, permitindo que os dados fluam corretamente.
Espero ter ajudado e bons estudos!