1
resposta

[Dúvida] cabo cruzado em rede com roteador

Olá professor, tudo bem? Eu fiquei confuso na aula que trocamos o switch pelo roteador, ai você diz que devemos usar o cabo cruzado no lugar do cabo comum. Pode me explicar pq? Obrigado!

1 resposta

Olá João! Tudo bem?

Fico feliz em poder te ajudar com essa dúvida. Quando estamos conectando um switch diretamente a um roteador, é necessário utilizar um cabo cruzado em vez de um cabo comum. Isso ocorre porque tanto o switch quanto o roteador são dispositivos de rede que transmitem dados em direções diferentes.

O cabo cruzado possui as suas pontas com as sequências de fios trocadas, permitindo que as informações sejam transmitidas corretamente entre o switch e o roteador. Dessa forma, é possível estabelecer uma conexão adequada entre os dois dispositivos.

Para ilustrar melhor, imagine que o switch é como uma rua de mão única, onde os dados só podem trafegar em uma direção. Já o roteador é como uma rua de mão dupla, onde os dados podem trafegar em ambas as direções. O cabo cruzado é como uma ponte que conecta essas duas ruas, permitindo que os dados fluam corretamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!