3
respostas

[Dúvida] Buy persona x Persona

Não compreendi a diferença entre Buy persona e persona.

A persona não é o usuário que consome o produto? A buy persona não seria o mesmo?

Exemplo: Um ecommece de jogos, tem um perfil de usuário para o ecommece, isso seria minha persona? Mas aqueles usuários, com a tendência de comprar o meu produto, seria minha buy persona?

3 respostas

Olá, Débora. Tudo bem com você?

Entendo que a diferença entre persona e buy persona pode gerar algumas dúvidas. A diferença entre persona e buy persona está na finalidade e na representação que cada uma tem. Ambas são pessoas fictícias criadas para ajudar a compreender que são as pessoas usuárias de um produto ou serviço, mas têm objetivos distintos e abordagens diferentes.

A diferença entre a persona e a buy persona é que a persona é a pessoa usuária final do produto ou serviço, enquanto a buy persona é a pessoa que toma a decisão de compra, quem vai comprar determinado jogo.

O exemplo que você citou está correto. A persona seria o perfil da pessoa usuária que consome o produto, enquanto a buy persona seria o perfil do usuário que decide comprar o produto.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Então Buy persona é o comprador e a persona é o usuário que visita meu site, mas não realizada a compra. Isso?

Isso mesmo Débora! :)