Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida bug

Estava fazendo o projeto quando me deparei com o seguinte problema ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Ele não estava abrindo o alert que era pra ter aberto, 10-14 = 4 e quantidade de número era 5 logo não iria gerar o suficiente

code era esse:

if (quantidade >  (ate - de + 1) ) {
        alert('O valor da "Quantidade de números" é maior que o intervalo entre "Do número" e "Até o número".');
        limparCampo();
        return;
}

obs: eu também criei a função "limparCampo" que removeria os números dos inputs

o erro foi resolvido apenas adicionando o sinal de igual depois do > ai fico ">="

code:

if (quantidade >= (ate - de + 1) ) {
        alert('O valor da "Quantidade de números" é maior que o intervalo entre "Do número" e "Até o número".');
        limparCampo();
        return;
}

também adicionei if com a função "isNaN" para verificar se o input estava zerado

code:

if (isNaN(quantidade) || isNaN(de) || isNaN(ate) || quantidade <= 0 || de <= 0 || ate <= 0) {
        alert('Preencha todos os campos corretamente.');
        return;

ai fiz um ajuste e queria saber se foi uma boa prática ou não meu codigo ficou assim

if (isNaN(quantidade) || isNaN(de) || isNaN(ate) || quantidade <= 0 || de <= 0 || ate <= 0) {
        alert('Preencha todos os campos corretamente.');
        return;
    } else if (de >= ate) {
        alert('O valor "Do" número" deve ser menor que o valor "Até o número".');
        limparCampo();
        return;
    } else if (quantidade >= (ate - de + 1) ) {
        limparCampo();
        return;
    }
1 resposta
solução!

Oi, Alexandre! Como vai?

Seu raciocínio tá certinho e os ajustes que você fez foram sim uma boa prática. Você melhorou a validação dos inputs e garantiu que o alerta funcione nos casos corretos.

Você tratou três situações comuns de erro de forma clara. Isso ajuda a experiência de quem usa o sorteador e evita bugs chatos.

Parabéns!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!