Oie! O braço direito do meu personagem tá dobrando pro outro lado kkkk, não sei o que pode ter dado errado, pois segui o passo a passo dos vídeos
Oie! O braço direito do meu personagem tá dobrando pro outro lado kkkk, não sei o que pode ter dado errado, pois segui o passo a passo dos vídeos
Bom dia
O braço dobrando para o lado errado no Duik normalmente é causado por um desses fatores:
Ordem incorreta na criação do IK:
Ao criar o IK do braço, é preciso selecionar os ossos na sequência correta: ombro, cotovelo e depois punho. Se a ordem for diferente, o Duik interpreta o eixo de rotação de forma errada.
Solução: delete o IK do braço direito e refaça a seleção nessa ordem.
Pivôs fora do lugar:
Os pontos de ancoragem (anchor points) de cada layer precisam estar exatamente nas articulações. Se o pivô do antebraço ou da mão estiver um pouco fora do eixo, a rotação do cotovelo será invertida.
Verifique com a ferramenta Pan Behind (atalho Y) e ajuste antes de recriar o IK.
Direção do IK invertida:
Mesmo com tudo certo, o Duik às vezes dobra o braço para o lado oposto. Nesse caso, selecione o controlador da mão e use a opção “Flip bend direction” no painel do Duik para inverter o sentido da articulação.
Controlador incorreto:
O braço direito pode ter sido vinculado acidentalmente ao controlador esquerdo. Verifique no painel Parent & Link se o braço direito está conectado ao controlador certo.
Envia uma captura mostrando apenas as camadas relacionadas ao braço direito (Arm, Forearm, Hand e controlador). Assim posso indicar exatamente onde está o erro no seu rig.