Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Boolean em Java

Sou iniciante em Java e tive dificuldade em entender essa questão do boolean. Se alguem puder me dar uma breve explicação, ou detalhada dependendo do seu tempo eu ficaria agradecido. Deixando claro que nao entendi o boolean de modo GERAL.

3 respostas
solução!

Boa noite João, tudo bem? Vamos por partes, começando do inicio... caso não entenda algum conceito basta avisar.

O que são Variáveis

Em programação, uma variável é uma porção de memória (RAM) utilizada para armazenar dados durante a execução dos programas.

Tipos de variáveis no Java

Temos basicamente dois grandes tipos de variaveis no Java, os "tipos primitivos" e os "tipo referencia".

Os "tipos primitivos" guardam dentro deles exatamente o valor que voce pediu para guardar, por exemplo o numero 2 ou a letra 'a'.

Os "tipo referencia" guardam apenas endereços de memória que referenciam para objetos que estão em outro local, por exemplo, voe pediu para guardar um "Funcionario", será guardado entao um valor de memoria (exemplo 00xBAF8) que referencia a este objeto na memoria.

Detalhes dos tipos primitivos

Temos diversos tipos primitivos para guardar os mais diversos tipos e quantidade de valores, por exemplo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Temos tipos que guardam numeros inteiros, tipos que guardam numeros com ponto flutuante, um tipo que guardar apenas uma letra e agora o que voce perguntou, temos um tipo que guardam um valor especifico de verdadeiro (true) ou falso (false), este é o tipo booleano.

Ele basicamente representa o que guarda, uma valor verdadeiro (true) ou falso (false) e utilizamos este valores para tomamros decições em estruturas de seleção como "if" ou repeticção como "while", por exemplo:

boolean ehVerdade = true;
if (ehVerdade) {
    este codigo será executado pois a variavel ehVerdade é true (verdade)
} 

Neste exemplo acima vemos que se a varivale "ehVerdade" tiver o valor "true" (veraddeiro) o codigo será executado, o contrario se aplica, caso a variavel fosse falsa o codigo nao seria executado, exemplo abaixo:

boolean ehVerdade = false;
if (ehVerdade) {
    este codigo NÃO será executado pois a variavel ehVerdade  é false (falsa)
} 

Recomendo treinar mais as estruturas de seleção "if/else" elas irão ajudar a entender mais o boolean.

Abraço!

Boa noite Joao, tudo certo?

Ficou alguma duvida em relação ao boolean?

Abraço

Boa noite Fernando.

Perdoe-me na demora da resposta, quero te agradecer por ceder um pouco do seu tempo para me explicar e dizer que depois de ler sua resolução e praticar um pouco mais o if/else como você disse, consegui ter uma melhora no entendimento sobre Boolean. Obrigado mais uma vez, grande abraço e uma boa noite!!!