1
resposta

[Dúvida] Boas práticas em arquitetura de dados

Olá, pessoal! Tudo bem?

Gostaria de uma opinião para resolver um problema real que tenho na visão de dados. Estou tentando criar uma visão de dados para mensurar o impacto da criação de leads, pra isso eu preciso relacionar (pelo menos) 3 tabelas.

[base_leads] [base_clientes] [base_vendas] (A partir dos dados do lead (base_leads) eu encontro o código do cliente (base_clientes) e com o código do cliente encontro a venda (base_venda). Para isso, preciso limpar e padronizar as informações de leads.

Essas bases são gigantes (mais de 150k linhas), hoje eu faço esse processo usando o XLOOKUP e SUMIFS no excel. Tenho certeza que essa não é a melhor opção, pelo tamanho das bases é comum minha planilha quebrar e meu excel não aguentar o processamento.

Existe algum curso dentro do portfolio Alura que poderia me ajudar com isso? Seja pra eu construir essas visões no PowerBI ou no Excel?

1 resposta

Oi!

Acredito que a tecnologia que você está usando já não é suficiente para resolver o seu problema. Já estaria na hora de você utilizar algo mais robusto e direcionado. Eu recomendo começar a utiizar um banco de dados real como postgresql ou mysql. Na alura tem a seguinte formação para você iniciar:

Depois você poderia seguir uma dessas (minha preferência pessoal seria pelo postgresql):