Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] BDD - Cenário de Senha Incorreta

Olá pessoal.

Faz sentido um cenário BDD escrito dessa forma? Ou para o caso do outro cenário (bloqueio de usuário) devo criar uma nova estrutura?

Dado: que eu tenha um usuário no AluraPIC. Quando: eu digitar o meu username E: a senha for incorreta E: apertar o botão confirmar Então: uma mensagem de erro será apresentada informando que a senha está incorreta. E: eu tentar mais 2x seguidas com essa mesma senha. Então: uma nova mensagem será apresentada, dessa vez informando que o usuário foi bloqueado por 15min devido as tentativas com senha incorreta.

Obrigada!

2 respostas

Olá, Vitória! Tudo bem por aí?

O ideal seria criar um novo cenário, pois primeiramente estamos verificando se a validação da senha está funcionando, e depois se existe o bloqueio do acesso em caso de persistência ao informar a senha errada.

Desta forma conseguimos visualizar melhor o que está sendo testado, e melhorar a manutenção dos testes caso eles precisem de alguma modificação futuramente.

Espero ter ajudado com sua dúvida.

Continue praticando, bons estudos e até mais! =]

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!
solução!

Oi Vitoria, o melhor aqui seria vc ter 3 casos de testes diferentes. Isso pq o que queremos é que quando um teste falhe quem olhar pro nome do teste + mensagem de erro saiba na hora o ponto exato de falha, assim conseguimos corrigir mais rapidamente o código. No caso que vc descreveu o seu cenário tem mais de 1 possibilidade e falha, "Se a mensagem de senha incorreta não for apresentada", "Se o usuário não for bloqueado", "Se a segunda mensagem não for apresentada"

O que eu faria é ter um caso de uso bem especifico para cada uma dessas possibilidades de falha.