Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida básica sobre alguns conteitos

Oi! Tudo bem? Então, eu estou aqui para fazer algumas perguntas meio básicas e que eu já deveria ter feito há algumas aulas. Não sei se é só comigo, mas ainda estou achando tudo muuuito abstrato. Em um momento eu até pensei que estava entendendo, mas tentando explicar para mim mesmo eu percebi que ainda não entendi quase nada... Primeiro de tudo, sobre o projeto da aula: o que exatamente é o arquivo "local"? Onde ele está localizado, o que tem nele e para que ele serve?

Outra coisa: o que é a pasta "projeto" da Ana? Tipo, por que ao trabalharmos na pasta vinicius nós damos os comandos e alteramos o código ali mesmo, mas no caso da Ana fazemos tudo isso dentro do "projeto"?

Agora umas dúvidas mais gerais: ainda não entendi exatamente o que é o git. É muito abstrato ficar dando comandos naquele terminal... Como ocorre a comunicação entre o GitHub e as coisas que a gente faz nessas pastas vinicius, ana etc? Além disso, em algum momento do curso haverá uma explicação mais detalhada sobre o funcionamento do GitHub? Pois até agora foi tudo muito por cima e ainda não ficou claro como mexer nessa plataforma.

Desculpem-me as trilhões de perguntas mas eu realmente estou meio perdido. Acho muito abstrato trabalhar só dando comandos num terminal sem que haja uma representação visual do que estamos fazendo. Para aquele(a) que tiver paciência de responder às minhas questões, minha eterna gratidão.

Abraços virtuais!

2 respostas
solução!

Pedro, Tudo bem?

Vou começar pela segunda pergunta que você fez, que talvez fique mais claro... A ideia da "Ana" é simular como se realmente fosse uma outra pessoa trabalhando com o projeto. Não existe nenhuma diferença funcional entre a pasta "Ana" ou a "Vinícius".

Você conseguiria trabalhar nas duas da mesma forma. Provavelmente o trabalho "realizado pela Ana" ter ficado dentro de projetos foi apenas acaso. Poderia ter sido montado a mesma estrutura nos dois casos: uma pasta "projetos" dentro da pasta "vinícius", assim como a pasta "projetos" ficou dentro da pasta "ana".

O Git é um sistema de controle de versão... eh um ""Programa"" que roda no seu computador e que, a partir do momento que vc cria um repositório git (quando você da git init dentro do diretório) ele passa a olhar todas as modificações que acontecem naquele diretório, seja arquivos sendo adicionados, removidos ou modificados, e passa a rastrear essas mudanças. Desta forma ele consegue te falar o que houve de diferença entre uma versão e outra do código.. como o código estava há 10 dias atrás, qual a diferença entre a versão que você está trabalhando ou a versão que a "ana" está trabalhando, e por aí vai.

O "local" foi criado para ser um repositório que todo mundo que está trabalhando no projeto enxergaria.. Então, ele carrega todas essas alterações que foram feitas, bem como os arquivos que foram criados no seu projeto. E no caso do curso, tanto o "Vinícius" quanto a "Ana" conseguem interagir com ele... conseguem enviar as alterações que fizeram para ele.. E consegue receber as alterações que foram feitas pelo outro através do "local" também.

No caso da aula, o repositório "local" foi criado com a tag --bare, consequentemente, os arquivos gerados que estão no repositório "local" não aparecem. Ele guarda mais a história do projeto e é capaz de reconstruir os arquivos, caso seja necessário. Mas se você for até a pasta "local", não irá encontrar os arquivos ali.

O Github presta um serviço parecido ao que foi emulado na pasta "local". Ele é capaz de guardar os projetos enviados para ele, e permitir acesso às pessoas que queiram contribuir para esse projeto. Então, ele funciona como um repositório remoto, fora do seu computador, para onde você pode enviar os códigos dos seus projetos, e pessoas que tenham interesse poderiam ter acesso a esse código, podendo utilizá-lo, propor alterações, ou já enviar para você algumas melhorias. E "pessoas" no caso, pode ser tanto qualquer um no mundo, caso o seu projeto esteja aberto, ou um grupo de amigos que esteja trabalhando no mesmo projeto.... Podendo ser também pessoas da sua empresa, que façam uso desse projeto, também.

Bom, caso não tenha conseguido ser claro, me deixe saber.

Abraço.

Lucas, muito obrigado pela paciência de responder de forma tão clara e completa. Já ajudou a iluminar o meu caminho nessa mata tão escura hahahah. Brigadão!