Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Bash e Sleep?

Tenho uma duvida

assim que eu criar o container docker run -it ubuntu bash

assim que eu sair dele eu perderei tudo inclusive o container ai eu teria que criar outro?

e em relação ao sleep 1d depois de 24 horas ele tambem deixa de existir?

e se eu quiser continuar usando um docker por tempo indeterminado como seria?

Quem pode me ajudar agradeço!!!

1 resposta
solução!

Olá, Levi!

Entendi sua dúvida sobre a persistência dos containers no Docker.

1. Container efêmero: Quando você cria um container com docker run -it ubuntu bash e sai dele, o container é encerrado. Isso significa que se você não especificou nada para salvar o estado, ele realmente "desaparece" quando você sai.

2. Comando sleep: Se você criar um container com docker run -d ubuntu sleep 1d, ele ficará em execução por 24 horas. Após esse período, o container será encerrado, mas ele ainda existirá no estado "parado" (exited). Você pode verificar isso com docker ps -a e reiniciá-lo com docker start <container_id>.

3. Manter o container em execução: Para manter um container em execução por tempo indeterminado, você pode usar o comando docker run -d ubuntu. O -d (detached mode) faz com que o container rode em segundo plano. Para interagir com ele, você pode usar docker exec -it <container_id> bash.

Exemplo:

docker run -d ubuntu sleep infinity
    docker ps  # para ver o ID do container
    docker exec -it <container_id> bash  # para acessar o container

4. Persistência de dados: Se você precisa que os dados dentro do container sejam persistentes, mesmo após o container ser removido, você deve usar volumes. Volumes permitem que você armazene dados fora do ciclo de vida do container.

Exemplo de criação de um container com um volume:

docker run -d -v meu_volume:/meu_diretorio ubuntu

Isso cria um volume chamado meu_volume que é montado no diretório /meu_diretorio dentro do container. Os dados nesse volume persistirão mesmo que o container seja removido.

Bons estudos!