1
resposta

[Dúvida] baixar flutter no ubuntu

Não consigo baixar o flutter no ubuntu e executar todos os comandos que e preciso a partir da configuração dele e no path. Sempre que finalizo tudo e dou um 'flutter --version' o terminal diz que nem tenho o ubuntu.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Caio. Tudo bem?

Tente esse passo a passo:

1. Primeiro, baixe o Flutter SDK direto da plataforma por esse link. Escolha Linux como plataforma e logo abaixo terá o botão para fazer o download.
    Instruções para instalar o Flutter SDK, com o link de download da versão mais recente destacado por uma seta.

2. Logo após, descompacte o arquivo em uma pasta de sua preferência. Eu gosto de criar uma pasta chamada development na home do SO, mas só por organização mesmo, isso fica a seu critério.
    Uma janela do explorador de arquivos com tema escuro exibindo duas pastas chamadas "blender" e "flutter" em um diretório de "desenvolvimento"

3. Depois, abra o terminal e faça a configuração do PATH com o comando echo 'export PATH="<caminho-do-sdk>:$PATH"' >> ~/.bash_rc. Substituindo o <caminho-do-sdk> pelo caminho até a pasta bin que está dentro da pasta flutter. Por exemplo, no meu caso esse caminho é $HOME/development/flutter/bin.
    Imagem de um diretório de arquivos para o framework de desenvolvimento Flutter, destacando a pasta "bin" com uma seta vermelha.

4. Agora ao fazer o comando flutter --version, a versão atual do flutter deverá aparecer normalmente no terminal.

O terminal exibe a versão 3.35.7 do Flutter, juntamente com informações sobre o uso do Google Analytics e instruções para desativar a geração de relatórios de telemetria.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado