Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida: backup lógico

Boa tarde,

Nas aulas passadas, o professor fez um backup completo por linha de comando do banco de dados (arquivo sucos_vendas_full.slq) e eu tinha entendido que seria total mesmo. Contudo, durante essa aula, foi realizado a recuperação desse backup pelo cmd e, ao ser finalizado, o backup era, na verdade, apenas das tabelas. Ou seja, todos Stored Procedures e Functions realizados no curso anterior foram perdidos e não 'importados'.

Ao fim da aula, ele fez uma nova recuperação usando o backup físico, mas entra no alerta que ele mesmo menciona do risco de algum dado ser corrompido.

Nesse sentido, qual seria então a linha de comando para que fosse realizado de fato um backup lógico completo, contemplando, além das tabelas, as SP e functions?

Acho válido deixar isso claro em algum momento nas aulas para não haja confusão.

Obrigado,

2 respostas

Olá Frederico, tudo bem? É sim, por padrão as Stored Procedures e Trigger não são incluídos no backup por padrão, para isso precisamos usar a flag --routines no comando para fazer o backup:

mysqldump -uroot -p --routines --databases sucos_vendas > c:\mysql\sucos_vendas_completo

Durante o processo, o professor optou por focar apenas nos arquivos, como tabelas, já que geralmente Stored Procedures, Trigger e Functions, são para facilitar e melhorar algumas coisas rotineiras que precisamos fazer.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

solução!

Ok Jonilson, obrigado!

Mas acho importante que fosse destacado na aula que a linha de comando escolhida pelo professor não era 'full', uma vez que SP, trigger e functions seriam importantes também, no meu ponto de vista, em um backup, já que é trabalhoso construí-las.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software